Um mergulho com os Pirarucus para entender sua alimentação


Local: Lago de Mergulho - Rio Quente Resorts

Olá amigos,

Nossa Aventura agora foi embaixo da água, eu (Marcio David) e o Jean Coqui, em visita ao Rio Quente Resorts, passamos uma manhã gravando no lago de mergulho, em especial, pesquisando e colhendo informações sobre os Pirarucus.

Eu fiquei na plataforma atraindo os peixes e o Jean mergulhou para fotografar. Nossa intenção era mostrar em detalhes a alimentação dos Pirarucus. Peixes que se alimentam de uma forma peculiar.

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce. É nativo da Amazônia, e seu nome vem de termos indígenas: Pira, "peixe", Urucum, "vermelho", por causa da cor avermelhada pelo corpo.

Por ser um peixe grande, chegando a variar de dois a três metros, e pesando de 100 a 200 kg, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática, e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão na respiração aérea. Ou seja, é um peixe que também respira fora da água.

O pirarucu é um peixe onívoro, se alimenta de outros peixes, pequenos animais e vegetais. Na sua alimentação podemos encontrar frutas, insetos, moluscos, vermes, crustáceos, anfíbios, répteis, peixes e aves aquáticas, ou até pequenos mamíferos.

Sempre tivemos a curiosidade em saber sobre o ataque dos pirarucus nas iscas, quase sempre violentas e quase sempre engolindo a isca. Foi aí que surgiu a ideia de mergulhar com esses gigantes para ver bem de perto essa ação, para que assim pudéssemos entender melhor.

O Pirarucu no ato da alimentação, quando ele faz a sucção da isca, ele praticamente dilata sua mandíbula no mesmo tamanho da sua garganta, quase que no diâmetro do seu corpo perto da cabeça. Algo surpreendente e que só conseguimos registrar com câmeras especiais tirando em média 30 fotos por segundo ou mais.

Eles se alimentam por sucção, e não atacam a isca, eles chegam perto e sugam, tudo o que tem por perto vai pra dentro de sua boca em milésimos de segundo. A velocidade dessa sucção é tão grande que o deslocamento de água/ar é tão forte causa o estouro dentro da água, barulho este ouvido fora da água também, um forte estampido.

Neste deslocamento da isca ou peixe vivo no ato da sucção até chegar a boca do Pirarucu é tão rápido e forte que, com certeza o peixinho já morre durante esse deslocamento, tamanha a brutalidade. Essa água/ar sugado durante essa sucção é automaticamente eliminada pelas guelras.

O Pirarucu é um verdadeiro gigante, peixe muito forte e agressivo, tem apenas a aparência dócil, mas os pescadores devem tomar muito cuidado com os ataques e mais cuidado ainda para manusear esses peixes em redes e fora da água para fotografar, é comum se defender dando cabeçadas e por ter a cabeça praticamente formada por uma placa óssea, seria literalmente uma marretada.

Os pirarucus tem um controle corporal perfeito, mesmo estes com 30, 40, 60kg, chegavam bem perto do Jean, muito curiosos, chegavam a 1cm para ver bem de perto o colar que o Jean estava usando, até que o Jean não resistiu e deu um beijinho em um deles...

Bom, espero que tenha gostado de nossa matéria, pois foi feita através de muita pesquisa e algumas horas na água com esses gigantes.

Abraços e boas pescarias

Marcio David

#pirarucu #alimentação #pirarucusealimentando #dicas #mergulhocompirarucu #fishingtur

19 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007