Carretilha ou Molinete ?


Olá amigos

Nesta matéria vou mostrar um pouco sobre a diferença entre a carretilha e o molinete. A facilidade de um é o ponto fraco do outro e vice-versa.

Não existe o melhor ou o pior equipamento e sim aquele que se adequa para cada tipo de pescaria e para cada pescador.

Aos iniciantes na pesca é aconselhado o uso de molinetes por seu fácil manuseio e rápida regulagem. Já para os mais experientes a carretilha é um passo a mais, pois requer um pouco mais de conhecimento sobre o equipamento e de como regular cada item, freios, fricção entre outros.

Tendo total controle do uso de molinetes e arremessando corretamente o conjunto molinete/vara, o pescador já pode pensar em dar mais um passo na escala e comprar uma carretilha. No início parece um bicho de 7 cabeças, mas com calma e paciência fica fácil e naturalmente você usará seu equipamento sem problemas.

Carretilhas ou Molinetes?

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

Veja no quadro a seguir as vantagens e desvantagens entre a carretilha e o molinete.

Pontos positivos e negativos de cada equipamento

O molinete não tem segredos e seu uso é simples. Já a carretilha requer um conhecimento maior.

A carretilha serve para armazenar a linha e auxiliar no arremesso e no recolhimento.

A preferência por esse tipo de equipamento se justifica pelo fato das carretilhas serem mais precisas nos arremessos que os molinetes, principalmente com iscas artificiais, permitindo ao pescador que coloque a isca exatamente no local desejado.

É muito importante que o conjunto vara/carretilha seja equilibrado, ou seja, que a vara seja adequada ao tipo, modelo e tamanho da carretilha.

Conheça agora alguns tipos de carretilhas de ação leve até extra-pesada.

Carretilha - Leve

Usada com pequenas iscas artificiais, jigs, pequenas boias de arremesso. Ideal para pesca de pequenos peixes ou onde a bitola da linha não tenha que ser superior a 0,30mm.

Carretilha - Média

A carretilha de ação média é uma das mais usadas em todo o mundo, principalmente para a pesca com iscas artificiais. Em pesqueiros é um dos modelos mais usados também e com capacidade de linha ideal para a maioria das espécies em pesqueiros, variando de 0,28mm a 0,45mm.

Carretilha - Média-Pesada