Pescaria e Acampamento – Planejamento, Técnica, Equipamentos e Montagem


Amigos,

Normalmente uma matéria sobre pescarias começa no montar as varas, colocar as iscas e pronto, o primeiro peixe e por ai em diante, descrevem-se as fisgadas, a briga, a foto e a soltura e repete-se o ciclo a cada peixe até o final da pescaria.

Vou tentar descrever um pouco mais do que isso, mostrando o que é uma pescaria e acampamento, confraternização e coleguismo, divisão de tarefas e convivência em lugares próximos a natureza. Também tenho a pretensão de servir como guia para os amigos e colegas pescadores que quiserem se aventurar neste tipo de empreitada, principalmente se estiverem sozinhos ou sem um companheiro na hora de acampar, ajudar na montagem de um acampamento na beira do lago e ter êxito, sem muitas surpresas desagradáveis e a retirar grandes peixes.

Uma pescaria começa, na verdade, na pescaria anterior, um mês antes, por um dos fatores mais importante da pescaria, a linha. Antes da desmontagem do conjunto, vara e carretilha ou molinete, para guardar os equipamentos deve-se examinar cuidadosamente a linha após um longo arremesso ou esticá-la ao longo da margem do pesqueiro, a fim de limpa-la e identificar qualquer marca, nó, corte, desfiamento (principalmente no caso dos multifilamentos). E porque não na hora de começar a pescar, no primeiro dia da pescaria? Porque normalmente, na ansiedade de iniciar a pescaria, a chegada de noite para pesca noturna, não se fazer uma revisão em casa do material, faz com que não se tome os devidos cuidados com a linha e o resto da tralha.

O melhor é fazer esta operação na hora da desmontagem ou em casa em local bem iluminado. Todo esse cuidado é para na hora da briga com seu troféu, este não seja perdido por uma simples falha no exame da linha. E não tenha dúvidas, corte o pedaço comprometido ou troque toda a linha, não vale a pena se lamentar depois ou ficar na dúvida se a linha estourou porque o peixe era grande mesmo ou um pequeno, favorecido pela falha na linha.

Todo o equipamento de pesca e de acampamento deve ser revisado periodicamente, não se pode correr o risco de esquecer nada ou ao usar achar algo que esta quebrado ou com mal funcionamento.

A tralha, deve ser cuidadosamente medida quanto à necessidade, estado e acondicionamento de acordo com a utilização, porque uma pescaria e ou acampamento organizado favorece o sucesso e sua plena satisfação.

“ Um bom planejamento da pescaria e acampamento leva ao êxito, ou seja, , conseguir atrair, fisgar, brigar, retirar e fotografar seu peixe e desfrutar do prazer do acampamento e mantendo o bem estar do peixe, praticando a pesca esportiva, cuidando e soltando o peixe. A realização de seu objetivo com paz e lazer.”

Comece por ter um checklist pessoal da sua tralha para não correr o risco de esquecer nada, por exemplo, a máquina fotográfica, ou as pilhas desta, chegando ao extremo de esquecer aquela carretilha que você comprou especialmente para estrear na pescaria tão esperada. Também evita que você leve equipamentos e artigos desnecessários na pescaria. Lembre-se; espaço e peso são fatores que vão fazer a diferença na hora de arrumar a tralha e principalmente carregá-la até o acampamento ou local da pescaria.

CHECKLIST DE ACAMPAMENTO COM PESCARIA