Varas de Pesca - Conheça antes de comprar a sua


Olá amigos

Hoje vamos mostrar um pouco sobre os tipos de varas especialmente as varas para carretilhas, as quais temos uma série de especificações.

Varas para molinetes

Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.

Varas para carretilhas

Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.

Confecção e montagem

As partes de uma vara:

-BLANK – É o corpo da vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que a vara suporta. Também determina a ação da vara. Pode variara de tamanho conforme o tipo de pescaria

-REEL SEAT – É o fixador da carretilha/molinete. Onde se prende a carretilha à vara.

-REAR GRIP – Chamado de “cabo”. Pode ser curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.

-BUTT CAP – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.

-TIP TOP – Ponteira da vara.

-GUIDES – Passadores ou Guias.

-HOOK KEEP – Prendedor de anzol/ iscas artificiais.

Leitura da vara:

Tipos de Varas:

-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve Linha até 6 libras (2,3kg) -LIGHT (L) – Leve Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)

-MEDIUM (M) – Média Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)

-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)

-HEAVY (H) – Pesada Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)

-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações:

As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.

COMPRIMENTO

É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.

PESOS DE ARREMESSO

As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTÊNCIA DA LINHA

Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

Ação da vara (Action)

Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação dos blanks, ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.

Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com boias cevadeiras por exemplo é um caso desses.

Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.

Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.

Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.

Passadores

Em breve outras dicas de equipamentos para vocês.

Texto por Marcio David e Nelson Nakamura Imagens: Marcio e Arquivo Nelson Nakamura

Abraços

Marcio David

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