Varas de Pesca - Conheça antes de comprar a sua


Olá amigos

Hoje vamos mostrar um pouco sobre os tipos de varas especialmente as varas para carretilhas, as quais temos uma série de especificações.

Varas para molinetes

Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.

Varas para carretilhas

Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.

Confecção e montagem

As partes de uma vara:

-BLANK – É o corpo da vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que a vara suporta. Também determina a ação da vara. Pode variara de tamanho conforme o tipo de pescaria

-REEL SEAT – É o fixador da carretilha/molinete. Onde se prende a carretilha à vara.

-REAR GRIP – Chamado de “cabo”. Pode ser curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.

-BUTT CAP – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.

-TIP TOP – Ponteira da vara.

-GUIDES – Passadores ou Guias.

-HOOK KEEP – Prendedor de anzol/ iscas artificiais.

Leitura da vara:

Tipos de Varas:

-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve Linha até 6 libras (2,3kg) -LIGHT (L) – Leve Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)

-MEDIUM (M) – Média Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)

-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)

-HEAVY (H) – Pesada Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)

-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações:

As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.

COMPRIMENTO