Hotel Fazenda da Aldeia - O Fishingtur foi pessoalmente até Cantagalo conhecer


Local: Hotel Fazenda e Pesqueiro da Aldeia - Cantagalo - RJ Data: 02 a 04 de fevereiro de 2012

Olá Amigos

Depois de algumas pesquisas de novas opções de pesca em novos estados brasileiros, recebemos o convite de Dona Gilma para conhecermos vosso hotel Fazenda no interior do estado do Rio de Janeiro. Mas devido a imprevistos e a correria de nosso dia-a-dia, adiamos esta viagem por mais de um ano, e agora depois das fortes chuvas nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, entramos em contato de partimos para o estado carioca.

Saímos de São Paulo na tarde de quarta-feira e percorremos cerca de 570km até a cidade de Cantagalo, nossa viagem foi demorada pois encontramos várias barreiras e estradas fechadas por causa das fortes e recentes chuvas no estado, mas chegamos sem maiores problemas.

A 180Km do Rio de Janeiro, o Aldeia Hotel Fazenda está localizado no município de Cantagalo, a 60Km de Nova Friburgo, entre vales e mata atlântica com o agradável clima da região serrana fluminense.

Localizado no Centro-Norte Fluminense, o município integra a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e com sua topografia agraciada pela natureza e seu ar puro propicia um clima agradável, que vai do temperado ao frio.

O clima é Mesotérmico. Apresenta regime alternando de estação chuvosa com estação seca, com mais de 80% de precipitações no verão, enquanto que a temperatura oscila entre 19° a 26°.

O Hotel ocupa uma propriedade de 550 hectares de área verde, tipicamente rural, com vários bosques e nascentes, que lhe proporcionará momentos de tranquilidade e lazer.

A pousada oferece serviços de hotelaria, suporte para eventos, restaurante, lazer e recreação. Nas áreas comuns, no salão de eventos e no redondel está disponível sinal wireless para internet gratuita sem fio.

Antes de começar a nossa pescaria, vamos ao menos citar um pouco sobre tudo o que você poderá encontrar neste maravilhoso local:

Lazer

  • A área de lazer é ampla e com opções para toda a família. Além da pesca esportiva, o hotel possui:

  • Piscina com toboágua

  • Sauna a vapor

  • Passeio a cavalos

  • Passeio de Charanga

  • Pedalinho

  • Skibunda

  • Campo de futebol gramado

  • Quadra Poliesportiva

  • Quadra de Tênis

  • Salão de Jogos

  • Arco e Flecha

  • Academia

  • Mini-Fazendinha

E a grande atração que é a Tiroleza Panorâmica com 1 km de extensão e aproximadamente 75 metros de altura, onde você faz um vôo em cima de todos os lagos do Aldeia. Mas isto vocês irão acompanhar em nossa próxima reportagem.

Restaurante

As refeições, servidas em forma de buffet no restaurante do Hotel Fazenda, são preparadas com aquele sabor de comida caseira, próprio da culinária da região.

O Restaurante que tem capacidade para 250 pessoas, possui vista panorâmica do lago e das montanhas. É aberto ao público (mediante reserva), em fim de semana e feriados.

Acomodações

Os chalés e apartamentos são projetados para proporcionar aos nossos hóspedes muito conforto e integração com a tranquilidade da Fazenda, são 20 chalés, 20 apartamentos, 14 apartamentos com varanda e 2 suítes. As acomodações contam com Tv, frigobar, ar condicionado, box de casal ortopédico, telefone privado, e uma vista de cartão postal sem comparação.

Eventos

No Aldeia Hotel Fazenda o evento de sua empresa não fica limitado a apenas um local. No Salão de Convenções ou Salão Externo, o sucesso de seu evento é garantido através de uma estrutura completa de apoio a reuniões, congressos, convenções, festas e recepções.

Nos intervalos seus convidados poderão desfrutar das opções de lazer e esportes espalhadas por todo o território do Hotel Fazenda.

A Pescaria

O Aldeia Hotel Fazenda conta com 6 lagos para a pesca esportiva, sendo os dois maiores, os mais importante por conter uma boa quantidade de peixes de até 35kg.

Nossa pescaria foi feita em sua grande maioria no lago 1, citado como o lago principal do hotel. Neste lago você vai encontrar uma boa quantidade de grande tambacus, tambaquis, pintados, grandes tilápias, dourados, matrinxãs e traíras.

O lago 2 possui as mesmas espécies, mas como este lago é bem maior do que o primeiro, as fisgadas ficam mais difíceis.

o terceiro lago, tem todas as espécies, porém em tamanhos menores, com uma maior quantidade de pacus, matrinxãs e dourados.

O Hotel Fazenda da Aldeia é um lugar muito bonito, com uma grande área verde e grandes lagos para a pesca, tendo capacidade para um grande número de pescadores. E para os mais experientes, longos arremessos em determinados pontos do lago garantem uma maior probabilidade de grandes peixes.

Começamos nossa pescaria na manhã de quinta-feira e antes mesmo de descer ao lago, recebemos a notícia de que a água dos lagos que normalmente são transparentes, estavam bem vermelhas devido ao barro e lama das chuvas nos últimos dias e que isso seria o nossas maior dificuldade.

Tivemos a companhia de nossos amigos cariocas Levy e Braga, os quais disseram que era comum você ver centenas de peixes desfilando pela superfície, mas devido a cor da água, seria impossível ter tal visão.

Mas como ainda não conhecíamos o lugar, descemos para lago e começamos a arrumar nossa tralha.

  • Varas Pampo de 2,40 e 2,70mts

  • Varas Kenzaki de 2,40 e 2,70mts

  • Carretilhas Curado 201, Citica, SpeedMaster, Brisa 8000 e Abu Garcia

  • Linhas mono 0,35 - 0,37 e 0,40mm

  • Bóias Barão Cevadeiras e Bóias Barão Torpedão de 100gr.

  • Anzol Chinú n.9

  • Anzol WideGap 1/0

  • Anzol 12146 - 5/0

  • Chicotes de linha mono 0,45 e 0,60mm

O peixe é acostumado a comer tripa de galinha, é comum eles cevarem o lago com a tripa e isso pudemos acompanhar. A tripa fica flutuando no meio do lago e aos poucos grandes explosões leva, grande pedaços para o fundo, Isso nos garantia que a probabilidade de fisgarmos grandes exemplares, seria na tripa de galinha na boia.

Infelizmente a água estava muito ruim, mas mesmo com muita insistência o primeiro exemplar foi fisgado com a boia torpedo com chicote de 50cm e com a tripa flutuando.

Na sequencia o Silvio conseguiu fisgar outro pequeno exemplar na boia torpedo com chicote de 50cm com o tradicional "beijinho".

As 13:00h paramos para um maravilhoso almoço com nossos amigos cariocas e depois de um longo bate-papo retornamos ao lago, arremessei então uma bóia torpedo com um chicote de 1,5mts, uma boinha para regular a altura e como isca a tripa, deixei esta a 30cm de profundidade, cerca de 15 minutos depois peguei a vara para recolher e fazer um novo arremesso, e percebi que a linha estava muito solta, comecei a recolher e quando percebi a linha começou a esticar, levantei a cabeça e não vi a bóia, ou seja, tinha peixe no anzol, fisguei e tomei uma grande puxada de linha, mas mantive o controle e rapidamente trouxe o peixe até bem perto da margem. Mas bastou o peixe levantar o grande rabo, grande mesmo, dar uma rebojada e voltar para o meio do lago. Neste momento percebemos que era um grande exemplar amarelão com o rabo preto.

Depois de poucos minutos consegui trazer o peixe até dentro do passaguá.

Antes de ir viajar, deixei minhas duas carretilhas (Curado e Citica) com nosso amigo Fernando Gil, responsável pela Fishing Master. Ele trocou os freios das duas carretilhas, colocando o Carbontex.

Senti uma grande diferença, pois agora o freio ficou macio e ao puxar a linha, a linha sai suave da carretilha, sem dar trancos e ao mesmo tempo consigo segurar, travar um pouco mais sem a necessidade de usar o dedão para ajudar no freio.

Entre um peixe e outro, não tem como não contemplar as belezas deste Hotel Fazenda. Contato direto com a natureza, animais e muita tranquilidade.

O Silvio, no final da tarde, usando uma bóia Barão Torpedo com chicote de 50cm de linha mono 0,50mm e usando a tripa de galinha nesta profundidade, fisgou outro belo exemplar de tambacu. O peixe aqui na Aldeia é muito forte e resistente, vale a pena conferir.

Bem no final do dia, o peixe começou a subir na ceva, optamos então em começar a pescar com a Boia cevadeira Gigante, com chicote de 40cm de linha mono 0,50mm, anzol de robalo 1/0 e como isca uma ração Labina na pinga.

O Rogério teve mais sorte e ao menos esperar sua boia afundou e ao fisgar o chicote estourou. Na sequencia foi a minha vez, ao afundar minha bóia, antes mesmo de eu ver, o chicote tinha sido cortado.

Trocamos os chicotes então de 0,50mm para o,60mm e novamente a boia do Rogério afunda e mais um redondo veio para a foto, peixe este que ao ser fisgado tom ou mais de 40 metros de linha, nadando na diagonal do lago, depois de muitas corridas o grande redondo se rendeu.

No decorrer de nossa pescaria, a festa ficou por conta das traíras que estão em boa quantidade em todos os lagos. Usamos pequenas iscas artificiais de meia-água ou jigs e as traíras eram fisgadas nas margens dos lagos.

No lago principal, vimos grandes tilápias comendo, exemplares acima dos 4kg tranquilamente e no lago pequeno, muitos exemplares acima de 1,5kg.

Fisgamos dois exemplares, um na ração na pinga e outro na tripa de galinha.

Já estávamos quase no final de nossa pescaria quando percebi alguns peixes comendo na outra margem do lago principal. Cheguei bem devagar, sentei e esperei para ver onde os peixes estavam subindo, aguardei o momento certo e arremessei a bóia cevadeira com a ração Labina. Em menos de 30 segundos a bóia afundou e eu fisguei. O peixe saiu em disparada, cortando o lago até onde o Silvio e o Rogério estavam, o freio que estava muito bem regulado e com o Carbontex, segurou e bem a corrida do peixe, mas o ir e vir ficou por bons e longos momentos até que o encrenqueiro Tambacu se rendeu.

Recebemos as fotos de nosso amigo Levy que frequenta regularmente o Hotel Fazenda da Aldeia, como vocês podem ver, aqui é lugar de muito peixe grande.

E abaixo fotos do próprio hotel com nosso amigo Paulo, Clemencio e amigos.

Além da pescaria, o Hotel Fazenda da Aldeia abriga dezenas de animais e muitas vezes você os encontra andando pelo hotel. Você e sua família podem ainda fazer uma passeio a cavalo ou charretes.

Logo cedo, ao lado do restaurante, nos deparamos por dezenas de canários da terra e maritacas se alimentando, galinhas, perus entre outros.

Gostaríamos de agradecer a companhia de dois grandes amigos, Levy e Braga que nos acompanharam nesta pescaria. E que esta seja a primeira de muitas outras pescarias.

Como Chegar

Via Nova Friburgo

Siga pela Ponte Rio Niterói e após o pedágio entre a esquerda, na estrada do Contorno em direção a Manilha e Itaboraí. Siga pela Rodovia Manilha-Duques e retorne para Itaboraí antes de seguir para a região dos Lagos.

Após este trevo percorra aproximadamente 3 Km até o próximo trevo e pegue a Rodovia RJ 116 para Friburgo. Siga em frente passe pelas cidade indicadas no mapa. E antes de chegar em Cachoeiras de Macacu irá encontrar um Posto da Policia Rodoviária Federal (Posto PRF), continue seguindo em frente e passe por Cachoeiras de Macacu, suba a serra, chegando a cidade de Nova Friburgo. A distância até Cantagalo é de aproximadamente 50 Km.

Siga as placas que indicam para as cidade de Cordeiro e Cantagalo. Após Nova Friburgo irá passar pela cidade de Bom Jardim, Monerath, Cordeiro. Após o lugarejo de Monerath, siga para o 3º trevo, pois evitará entrar dentro da cidade de Cordeiro. Então irá percorrer aproximadamente 8 Km até a entrada da cidade de Cantagalo.

Via Magé - Parada Modelo

Siga pela Rodovia Washington Luis, Siga até chegar em Magé na Parada Modelo siga em frente até chegar ao Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Então irá chegar em Cachoeiras de Macacu, continue seguindo em frente e passe por esta cidade, suba a serra, chegando a cidade de Nova Friburgo. A distância até Cantagalo é de aproximadamente 50 Km.

Siga as placas que indicam para as cidade de Cordeiro e Cantagalo. Após Nova Friburgo irá passar pela cidade de Bom Jardim, Monerath, Cordeiro.

Após o lugarejo de Monerath, siga para o 3º trevo, pois evitará entrar dentro da cidade de Cordeiro. Então irá percorrer aproximadamente 8 Km até a entrada da cidade de Cantagalo.

Via Magé - Teresópolis

Siga pela Rodovia Washington Luis, Siga até chegar em Magé siga até Teresópolis e pegue a Rodovia RJ 130 até Nova Friburgo.

Então irá chegar a uma concessionária de Veículos em Friburgo, Não irá precisar passar por dentro desta cidade. Siga as placas para Cordeiro, Bom Jardim e Cantagalo.A distância até Cantagalo é de aproximadamente 50 Km.

Siga as placas que indicam para as cidade de Cordeiro e Cantagalo. Após Nova Friburgo irá passar pela cidade de Bom Jardim, Monerath, Cordeiro.

Após o lugarejo de Monerath, siga para o 3º trevo, pois evitará entrar dentro da cidade de Cordeiro. Então irá percorrer aproximadamente 8 Km até a entrada da cidade de Cantagalo.

Via Magé - Teresópolis - Além Paraíba

Siga pela Rodovia Washington Luis, até chegar em Magé suba até Teresópolis e continue como se estive indo para Além Paraíba.

Então irá chegar a cidade de Além Paraíba. Estará na Rodovia que segue para Bahia. Siga até um trevo que te levará a cidade do Carmo antes da ponte, próximo a 2 postos de gasolina.

Antes de seguir para a cidade do Carmo irá encontrar uma placa indicando o caminho para Cantagalo. Seguindo pela indicação Ilha do Pombos (não entre para Carmo). Após passar por Prata e Santa Rita da Floresta irá chegar ao trevo da Aldeia.

Trevo de Cantagalo

Após chegar ao 3º trevo para Cantagalo, irá percorrer aproximadamente 7 Km até chegar na entrada da cidade. Irá passar pelo Corpo de Bombeiros, o Hospital de Cantagalo e seguirá sentido a Fábrica de cimento, (não siga para o centro da cidade). Siga em frente e percorrerá aproximadamente 5 Km até o trevo da Aldeia e avistará a entrada do Hotel. Então até esta entrada são mais 4 Km.

Agradecemos a dona Gilma por toda a recepção, ao Matheus pelas informações, Nivaldo pelo atendimento no restaurante e em especial ao Paulo e Clemencio, nossos guias de pesca durante nossa viagem, não esquecendo a todos os outros funcionários da cozinha, limpeza entre outros.

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Hotel Fazenda e Pesqueiro da Aldeia Tel.:022 2555 0600 Cantagalo - RJ

#pesqueirodaaldeia #fazendadaaldeia #hotelfazenda #pesqueiro #tambacu #tambacugigante #traira #labina #pescariacomraçao #pescariacomtripa #tambas #boiasdepesca #iscasparatambacu #tambaqui #riodejaneiro #pescador #fishingtur #cantagalo

0 visualização
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

Fishingtur Pesca e Turismo 2007