EXPEDIÇÃO RIO NEGRO 2011 - A Encantadora de Botos


Olá Amigos,

Nossa equipe, retornando da ótima pescaria de Tucunarés no Rio Negro, fizemos uma rápida parada na cidade de Novo Airão, interior do estado do Amazonas, cerca de 2 horas da capital Manaus. Enquanto esperávamos pela Van que iria fazer o nosso translado até a capital, fomos convidados para conhecer "A Encantadora de Botos". O local, um flutuante, fica a poucos metros do porto de Novo Airão, um local bem simples, onde se paga a taxa de R$10,00 por pessoa, podendo assim conhecer e aproveitar deste lugar e de momentos mágicos com estes animais. O local ainda conta com uma pequena loja de artesanatos e muitas fotos de famosos que já estiveram por lá.

As 9h o local foi aberto e fomos muito bem recepcionados, onde recebemos muitas informações sobre os botos da região e durante nossa conversa já podíamos avistar alguns exemplares se aproximando do flutuante. Eles na verdade reconhecem a voz da garota, filha da encantadora de botos.

Bastou ela se aproximar da água e chamar por eles, cada um tem o seu nome e respondem por ele, é impressionante; E logo estavam cerca de 5 a 6 botos. O carinho entre a garota e os botos é recíproco, onde cada um respeita o limite alheio e a natureza é quem agradece.

Eu, particularmente nunca tinha ficado tão próximo destes animais. São realmente muito grandes, porém calmos e dóceis. São delicados e carinhosos, e transmitem muita paz.