Parque das Fontes - Rio Quente Resorts - Rio Quente - Goiás


Olá Amigos Nossa equipe, passando a semana dentro do Rio Quente Resorts para fazer as matérias sobre o Pesqueiro Eco Pesca, aproveitou para curtir e mostrar um pouco mais sobre o empreendimento. Vamos nesta matéria falar um pouco sobre o Parque das Fontes e suas águas quentes.

Um dos grandes fascínios do Rio Quente Resorts é a fantasia das águas quentes correntes naturais no Parque das Fontes. Um local privilegiado pela natureza, único no mundo. Situado a 630 metros de altitude e rodeado por duchas, saunas e ofurôs naturais, conta com oito piscinas com águas quentes naturais e correntes com profundidade máxima de 1,60 m, cuja água é totalmente renovada a cada 20 minutos. A transparência e pureza são impressionantes. É possível avistar até pequenos cardumes viajando de uma piscina a outra. As duchas funcionam como uma estimulante massagem para o corpo, enquanto o relaxamento é garantido nas saunas ou em um dos dois ofurôs escavados na rocha de onde brota a água cristalina e ainda mais quente do que nas outras piscinas. E um detalhe importante: todas as suas atrações funcionam 24 horas.

Por muito tempo, acreditou-se que as águas quentes que nascem do pé da serra na região do município de Rio Quente, no interior de Goiás, eram fruto de algum vulcão extinto. No entanto, após diversos estudos e análises, chegou-se a conclusão de que o aquecimento é feito pelo calor da Terra. Trata-se de um fenômeno natural chamado geotermia, que ocorre devido às características naturais da região. As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1º C, devido à proximidade com o centro da Terra. A água é então aquecida a altas temperaturas e ganha pressão para ressurgir na superfície. Deste processo resultam as nascentes de águas quentes com temperatura em torno de 37,5º C, que geram 6,5 milhões de litros por hora.

Parte dessas águas alimenta oito piscinas do Rio Quente Resorts e cinco do Hot Park, maior parque aquático da América do Sul. O Rio Quente segue seu curso por mais 9 km na região. Dentro do complexo, as águas são tratadas e devolvidas ao rio em condições de balneabilidade. O processo demora cerca de 30 anos para se completar. Conforme a água da chuva desce pelas fissuras nas rochas em direção ao centro da Terra, atinge cerca de 75º C e começa a evaporar fazendo o caminho de volta. Neste caminho encontra lenços freáticos, se resfria e brota nas 18 nascentes do Rio Quente Resorts.

Em algumas de suas piscinas, grandes bares/quiosques fazem a alegria dos turistas, sendo que em todas as noites um destes bares fica aberto 24 horas e você poderá desfrutar e descansar nas águas quentes saboreando uma cerveja bem gelada.

A cada piscina, uma nova surpresa e muita beleza entre as piscinas e quedas d'água.

Os ofurôs com águas quentes naturais são estimulantes e relaxantes. depois de um dia inteiro de pescaria ou lazer pelo parque, nada melhor do que relaxar nas águas quentes dos ofurôs.

A hidromassagem natural é uma maravilha a parte. outro local perfeito para relaxar, juntamente com a sauna