Rio Teles Pires - Mato Grosso


Data: Abril de 2012

Olá pescadores,

Hoje vou relatar como foi a pescaria que realizei no Rio Teles Pires, na Pousada Jerusalém (www.pousadajerusalem.com.br), nos dias 12 a 14/04/2012. Saí de Sampa dia 11/04 às 19h:15min, e cheguei em Alta Floresta às 23h:30min (22h:30min horário local). De Alta Floresta até a pousada, são 180 km de estrada de terra, uma viagem de aproximadamente 05 horas, uma baita aventura.

O ideal aqui é pegar um avião monomotor, o traslado para 04 pessoas sai quase o mesmo preço, mas, como estava com apenas mais uma pessoa, ficava muito caro. Cheguei na pousada às 04h:30min da manhã, e o café da manhã estava quase pronto, foi o tempo de descarregar as tralhas, tomar o café e simbora pescar!!!

No primeiro dia estava sozinho, meu tio Sidney chegou somente na quinta a noite, e a pescaria foi boa, com vários peixes, mas nada de gigantes. O primeiro ponto que tentamos foi logo abaixo da primeira queda, mas, assim que chegamos, vi que dificilmente sairia algum peixe dali. Com a retomada da construção da Usina Hidroelétrica, tem máquina trabalhando o dia inteiro, derrubando pedras gigantes e tocos dentro do rio, balsa o dia todo de um lado para o outro, construção de uma ponte, fora as explosões, que, quando ocorrem, não deixam nenhum barco subir para pescar próximo às 07 quedas.

Em outros pontos, fisguei um pequeno mandi, jauzinho, piranha, etc. As iscas variavam: piaus, cabeça de corvina, pequenos pacus e tuviras.

A parte da tarde foi muito boa, acertamos um poço bem fundo onde fisguei várias corvinas jigando com tuvira, uma pequena cachorra, e um jaú que já pode fazer um pouco mais de peso, dando trabalho para sair da água.

Mudamos de ponto para tentar algum peixe maior mas pegamos somente um lindo barbado e “fisgamos” algumas belas paisagens.

No segundo dia, desespero total, trocamos de ponto o dia todo, e o sobe e desce dos barcos indicava que a coisa esta feia pra todo mundo, tentamos no raso, fundo, quedas e nada, os peixes não queriam saber de comer, fisgamos apenas pequenos peixes, inclusive um jaú “monstro” de uns 2 kg que entocou umas três vezes antes de sair da água rsrsrs. No final do dia sempre o lindo por do sol!!!

À noite, o pessoal da pousada preparou uma suculenta costela e dois peixes assados, bom demais!!!

No terceiro e último dia, tentamos pescar na ceva para tambaqui, visto que o pessoal que esteve lá durante os dias anteriores tiraram alguns exemplares entre 20 e 30 kg. Foi em vão, a manhã toda e não bateu nada!!! Depois do almoço, já desanimado por ser a última tarde, fomos em busca dos peixões. Paramos em um ponto próximo a pousada e fisguei dois pequenos jaús.

Com a chegada da noite, ficamos em um ponto bem próximo a pousada, para poder voltar em segurança. Quando já estava totalmente desanimado, eis que minha vara Giant Cat Fish de 120 lbs com a Penn 309 que adquiri com os amigos da Penn-Raiba, com linha 0,91 mm, deita como se fosse de bambu. A fisgada foi certeira e a tomada de linha impressionante!!! Como soltamos as iscas no poço e voltamos com o barco até o barranco, tinha apenas uns 20 mts de linha na carretilha, rapidamente o piloteiro soltou o barco e o Sidney recolheu a linha das outras varas para evitar qualquer problema. Depois de uns 15 minutos de briga, não pude deixar de dar um baita grito quando chegou perto do barco: -É PIRARARA!!!! É PIRARARA!!!! A adrenalina estava a mil!!! Depois de embarcar o peixe a alegria tomou conta de todos. Apesar de não ser nenhuma “monstrenga”, o belo peixe estava em nossos braços!!!

Depois deste lindo peixe, ainda tivemos outra baita corrida, a vara deitou, fisgamos, tomada de linha daquelas mas o bruto acabou largando, coisas de pescaria!! O Sidney fechou a pescaria com uma pequena arraia.

E foi isso, uma boa pescaria, boas risadas, em um dos melhores destinos de pesca do país. Quem esteve lá durante nossa estadia foi o Marcão do Pesca Alternativa, o cara é bacana demais, e em breve devemos ter um bom programa. Gostaria de agradecer ao pessoal da Pousada, especialmente ao Laércio e ao Jeferson, nosso piloteiro. Eita “cabra bão”!!!

Abraços!

Ricardo

AGRADECIMENTOS

Pousada Jerusalém

#RioTelesPires #MatoGrosso #PousadaJrusalém #viagem #pescariacomração #PeixesdeCouros #Gigantesdecouro #Adrenalina #Aventura #Natureza

0 visualização
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

Logo Completo Colorido recorte.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007