Rio Teles Pires - Mato Grosso


Data: Abril de 2012

Olá pescadores,

Hoje vou relatar como foi a pescaria que realizei no Rio Teles Pires, na Pousada Jerusalém (www.pousadajerusalem.com.br), nos dias 12 a 14/04/2012. Saí de Sampa dia 11/04 às 19h:15min, e cheguei em Alta Floresta às 23h:30min (22h:30min horário local). De Alta Floresta até a pousada, são 180 km de estrada de terra, uma viagem de aproximadamente 05 horas, uma baita aventura.

O ideal aqui é pegar um avião monomotor, o traslado para 04 pessoas sai quase o mesmo preço, mas, como estava com apenas mais uma pessoa, ficava muito caro. Cheguei na pousada às 04h:30min da manhã, e o café da manhã estava quase pronto, foi o tempo de descarregar as tralhas, tomar o café e simbora pescar!!!

No primeiro dia estava sozinho, meu tio Sidney chegou somente na quinta a noite, e a pescaria foi boa, com vários peixes, mas nada de gigantes. O primeiro ponto que tentamos foi logo abaixo da primeira queda, mas, assim que chegamos, vi que dificilmente sairia algum peixe dali. Com a retomada da construção da Usina Hidroelétrica, tem máquina trabalhando o dia inteiro, derrubando pedras gigantes e tocos dentro do rio, balsa o dia todo de um lado para o outro, construção de uma ponte, fora as explosões, que, quando ocorrem, não deixam nenhum barco subir para pescar próximo às 07 quedas.