Local: Rio Xingu – Altamira – Pará Pousada Rio Xingu


Olá Amigos,

Nossa equipe recebeu o convite do Claudomiro, proprietário da Pousada Rio Xingu, em Altamira, no estado do Pará. Depois de algumas negociações, conseguimos fechar os aéreos e começamos a arrumar as tralhas.

A Pousada

A Pousada Rio Xingu está localizada no oeste do Estado do Pará, às margens do Rio Xingu, no coração da imensa floresta amazônica, situada no topo de uma montanha, cercada por uma natureza exuberante. As águas do Rio Xingu sofrem constantes alterações. Na nossa região, ele começa a se avolumar na segunda quinzena de dezembro, período em que começa a chover e atinge o ápice da cheia no mês de março.

A partir do mês de abril ele começa a vazar; no mês de julho reaparecem os pedrais e as praias, sendo que no final de setembro ele atinge o ápice da seca. Quando ele está cheio, o período é ideal para a pesca dos gigantes piraras, jaús e piraíbas, assim como surubim, barbado, piramutaba, corvina, fidalgo, dentre outros. Quando começam a aparecer as pedras no início de julho, além dos peixes acima, temos ainda uma pesca farta de tucunarés, cachorras e bicudas e uma paisagem paradisíaca, com praias de água doce com suas areias limpas e extensas que nos convidam para deliciosos banhos de água doce.

Equipamentos: nossa equipe utilizou vários tipos de equipamentos, entre eles:

--Vara Falchion 5’3? de 14lbs – Aqua Rod --Vara Gladius 5’6? de 17lbs – Aqua Rod --Vara Lightning 5’6? de 14lbs – Berkley

--Carretilhas de perfil baixo