Miami Pesca Oceânica - Natal – Rio Grande do Norte
Data: 4 e 5 de maio de 2010
Olá amigos!
Em contato com o Sr Cristiano Gentili, proprietário da Miami Pesca Oceânica, fomos convidados para acompanhar uma pescaria que seria feita com dois grandes médicos da cidade, o Dr. Correia e o Dr. Shin. Como seria uma novidade para o Fishingtur, arrumamos as malas e partimos com destino a Natal – RN, cerca de 3 horas de avião, onde fomos recepcionados no aeroporto pelo Cristiano que por sinal é muito atencioso. Como chegamos na cidade as 3h:30min da madrugada, seguimos direto para o Iate Clube de Natal, onde estava ancorado o barco. Quando chegamos estava muito escuro, então segue uma fotinho da lancha durante o dia para vocês conhecerem. Esta é uma das lanchas da Miami.
A Lancha MIAMI é uma Trawller 57' com todos os equipamentos necessários para sua segurança e diversão em uma pesca oceânica.
Com três compartimentos, sendo o principal com uma sala de estar, cozinha e área para pesca, o superior com o comando do barco e uma grande área de descanso com uma ótima visão das maravilhas do mar de Natal. E o inferior com camas, banheiro e TV. Para os amantes náuticos, segue todas as características desta lancha.
--Tamanho: 57' pés, cerca de 17 metros --Motor: 1 Scania DSI 11 480 HP --Velocidade: 11 nós
--Rádio VHF / Rádio SSB / GPS Garmin 440C / GPS 182 / Radar Furuno / Sonda FCV 667 / GlobalStar / Geladeira / Fogão / Churrasqueira / Forno Elétrico / Tv 14 / TV 30 / DVD / Home Theater / 8 camas confortáveis / Fly Bridge / Guincho Elétrico / Out Rigger / Dow Rigger / Tanque Diesel de 5.600lts / Tanque de água doce de 2.500lts / Autonomia de 1.500 milhas náuticas / Sistema MAX SEA carta digital / BWC / Bote Inflável / Balsa Salva-vidas / Coletes / Motor de apoio de 15hp / Inversor 220 volts / Inversor 110 volts.
O capitão e pescador Cristiano Gentili está desde 1999 nos mares do Rio Grande do Norte. Grande campeão de torneios de pesca oceânica, com participações pelo nordeste, Natal, Recife e em Fernando de Noronha, hoje atuando na atividade do turismo e pesca oceânica. Além da pesca, eles também fazem passeios a Fernando de Noronha.
A Miami Pesca Oceânica realiza três tipos de pescaria:
1- Pesca de Corrico próximo a costa: Modalidade feita próxima a costa, no máximo a 9 milhas da cidade de Natal, onde todo o material de pesca é fornecido pela Miami. Neste caso, varas e Carretilhas SHIMANO DLT 25 e as iscas (naturais ou artificiais). Espécies: Serra, Cavala Branca, Dourado, Barracuda entre outras.
2- Pesca de Corrico em Alto Mar: Modalidade praticada na plataforma continental, a 13 milhas da costa, onde também é fornecido o material de pesca: Varas, Carretilhas PENN 50, SHIMANO 25, 50 e 80 e as iscas artificiais e naturais. Espécies: Dourado, SailFish, Marlim Branco, Marlim Azul, Cavala Wahoo, Albacora de Laje, Peixe Rei entre outros.
3- Pesca vertical: Modalidade praticada no barranco da plataforma continental em profundidade que variam de 80 a 200 metros, chgando a ponto com quase 300mts. Os equipamentos como as Carretilhas Elétricas Daiwa 1000 são fornecidas pelo barco e as iscas artificiais usadas são os Jumping Jigs de até 530 gramas Espécies: Olho de Boi, Cherne, Badejo, Garoupa, Caranha, Xaréu, Pargo, Guarajuba, Cioba, Dentão, Tubarão, Atum e muito mais.
A PESCARIA
O pacote inclui além de toda a pescaria, equipamentos e algumas iscas, toda a bebida(água, refrigerante e cerveja), almoço que normalmente é uma peixada ao molho de coco e frutas. O pescador deve se preocupar apenas com os Jigs e o protetor solar.
Vou começar descrevendo o material que foi usado principalmente pelo Dr. Correia e o Dr. Shin. Nesta Lancha, o ideal é ir no máximo 6 pescadores mais a tripulação.
Pesca Vertical: -Carretilhas Elétricas DAIWA 1000 MEGATWIN e 750 MEGATWIN -Varas RAPALA PLATINUN 80 LBS e INTERGREN 80 LBS -Linhas POWER PRO PE 08 -Iscas JUMPING JIGS – WILLIASON BENTHOS 400 GRAMAS, NS TCHELO 480 GRAMAS, E JIGS FEITOS POR SHIN.
Pesca de Corrico -Varas PENN STANDAUP 100 LBS -Linhas GRILON 100 LBS -Carretilhas PENN INTERNACIONAL 50, SHIMANO 50 TIAGRA e SHIMANO DLT 25 com linha 60 LBS ANTE -Iscas: Farnagain Natural (Agulinhas), Lulas e iscas da RAPALA de meia-água.
Saímos de Natal as 4h:30min da madrugada e navegamos por aproximadamente 4h:30min até um dos pontos de pesca desta região, lembrando que o primeiro ponto fica a 1 hora da costa, mas nesta pescaria nos dirigimos até este ponto mais distante.A pescaria começou a 120 mts de profundidade com os grandes Junping Jigs de 400 a 530 gramas e as carretilhas elétricas. Depois de alguns minutos o Dr. Shin fisga o primeiro peixe do dia na pesca vertical. Filmei a boa briga com esta Pitangola e vocês vão poder acompanhar no final da matéria.
Esses peixes como a Pitangola, Olho de boi e outras espécies que são fisgadas a mais de 150….200 mts de profundidade, quando chegam a superfície já estão bem debilitados e como o mar nesta região está lotado de predadores, se soltar um peixe desses, com certeza vai virar comida de tubarão, então pelo que presenciei, a maioria dessas espécies são embarcadas, ora o pescador leva embora, ora são doados na cidade. Com os dourados e Wahoos até que tentamos embarcar para fotografar mas é literalmente impossível segurar um peixe desses para uma boa foto sem correr um sério risco de se machucar, inclusive um dos dourados ao ser embarcado se debateu muito e ninguém conseguia segura-lo. Isso sem falar na mandíbula cheia de grandes dentes, um sério risco.
No começo não entendi e não apoiei a ideia de não se fazer muito a pesca esportiva, mas no decorrer das fisgadas compreendi o porque que em certos momentos a pesca esportiva é desconsiderada.
Na mudança de um ponto para outro, eles resolveram ir corricando as rapalas e lulas artificiais e o resultado não poderia ter sido melhor. É impressionante como é totalmente visível o ataque dos cardumes de dourados nas iscas artificiais, o que aumenta ainda mais a adrenalina. Em certos momentos era comum você ver mais de 5 grandes dourados atrás das iscas.
E na sequencia o Shin com outro grande dourado. A briga desse peixe é um espetáculo, com grandes tomadas de linha e grandes saltos onde o brilho do sol destaca ainda mais a cor dourada desse peixe. Também no corrico outro peixe que causou uma ótima impressão de ser um grande lutador foi a Cavala Wahoo, peixe que briga um pouco mais embaixo e de grandes corridas, muito forte e resistente. E com uma boca bem perigosa, dificultando o embarque.
O almoço que foi feito por um dos tripulantes, um belo Olho de Boi ao molho de tomate e coco, acompanhando um arroz branco e pirão, estava muito bom, muito saboroso e o melhor, peixe mais fresco que esse não existe. Logo depois outra vara envergada no corrico e novamente eu estava com a filmadora em punho para captar ótimas imagens de mais uma briga, desta vez um lindo Dourado. Mas nossa equipe não poderia sair deste belo lugar sem brigar com um único peixe. deixamos a filmadora e fotográfica de lado para poder travar uma batalha com uma linda Cavala Wahoo com +- 20 kg.
Esta pescaria foi a primeira que fizemos nesta região. Já estamos programando uma data para poder pescar o dia todo e assim poder mostrar um pouco mais os detalhes deste tipo de pescaria.
No dia seguinte resolvemos ficar em Natal, onde fizemos uma bela reportagem em um grande hotel da cidade. No final do dia ao reencontrar o Cristiano que tinha ido pescar novamente com o Dr. Correia na parte da manhã, tivemos ótimas notícias de mais de 20 atuns, sendo um de 40 kg e um dourado com mais de 15 kg, além de vários outros peixes. O Atum abaixo demorou um pouco mais de 40 minutos para ser embarcado, o peixe foi pesado e marcou um pouco mais de 40 kg. No começo achei estranho o peso, mas o bicho era pesado, era difícil de levantar. é um peixe com um formato relativamente pequeno, porém com uma massa muscular muito grande e pesada, além de toda a força.
E assim foi a nossa pescaria em Natal. Em breve estaremos de volta.
Segue abaixo fotos recentes de outras pescarias realizadas pela Miami Pesca Oceânica:
É isso aí pessoal, para quem gosta da pescaria no mar, aqui é o melhor lugar. Uma pescaria com ações durante todo o dia.
Agradeço ao amigo e capitão Cristiano pela parceria, aos tripulantes e aos doutores Shin e Correia pela pescaria e amizade.
Abraços!
Marcio David
#Natal #RioGrandedoNorte #Pescaoceânica #MiamiPesca #Pescarnomar #Emoção #Amigos #Adrenalina