Pousada Santa Rosa – As Cachorras e Corvinas do Rio Teles Pires
Local: Pousada Santa Rosa – Rio Teles Pires – MT Data: 10 a 15 de março de 2010
Olá Amigos!
Em nossa última parte de nossa viagem ao Rio Teles Pires na Pousada Santa Rosa, vamos mostrar como foi a semana de pescaria com a grandes cachorras e as corvinas que fazem a festa dos pescadores enquanto os grandes peixes de couro não aparecem.
Usamos equipamentos médio-leves, varas de 15 a 25 libras, carretilhas com linhas 0,35 a 0,50 mm. O anzol pode variar do 5/0 ao 8/0 com cabo de aço. As cachorras atacam muito bem na tuvira e em pedaços de peixes. Já as corvinas preferem as tuviras.
A pescaria de Corvina é divertida, pois você pode fazer de duas formas. A primeira é arremessando a tuvira, espera ela chegar ao fundo e vem recolhendo bem devagar. A outra modalidade consiste em você parar em um poço, somente soltar a tuvira com um pequeno chumbo até a isca chegar ao fundo. Depois você faz um trabalho de Jig, ou seja, pequenos toques de ponta de vara e pequenas recolhidas na linha. As corvinas atacam bem embaixo do barco e a puxada é bem forte.
A cada dia, a cada tarde, um show da natureza embelezava ainda mais a nossa viagem. Como de costume, ao parar em um ponto, arremessávamos as varas pesadas para os peixes de couro e ficávamos com o equipamento mais leve brincando com as cachorras e corvinas. Eventualmente pequenos jaú, cacharas e pirararas também eram fisgados destas maneiras. As corvinas preferem os poços mais fundos e parados, já as cachorras, nas águas mais rápidas, canais e pequenas corredeiras. Há relatos de cachorras com mais de 20 kg na região do Rio Teles Pires.
A pescaria fica mais divertida ainda quando você encontra um cardume de corvinas. Com o silencio no meio do rio, você consegue ouvir as corvinas roncarem. Parece mentira mas o barulho que elas fazem embaixo da água é muito alto. Aí é só descer a isca e fisgar.
E o Rio Teles Pires em parceria com o sol, transformam a pescaria em uma verdadeira obra de arte. Na pescaria com iscas artificias facilmente se fisga as cachorras, assim como as bicudas. E dizem que no Jumping Jig na vertical também se fisgam as corvinas. Portanto, indo ao Teles Pires não deixe de se divertir com a pesca de cachorras e corvinas. Vale a pena. Uma curiosidade que foi fisgado pelo Júnior é uma espécie de Candiru, que é um verdadeiro urubu da água, o qual acaba com nossas iscas.
Gostaria de agradecer a todos os nossos patrocinadores que nos ajudaram para a realização de nossa pescaria, ao Nelinho da Pousada Santa Rosa, ao piloteiros João e Silva e a todos os colaboradores.
Abraços!
Marcio David
#PousadaSantaRosa #RioTelesPires #Cachorras #Corvinas #Viagem #Amigos #Pescaria #Diversão #Felicidades #PeixesFisgados