Kiki Turismo - O Fishingtur em busca dos grandes peixes mineiros


Local: Pesqueiro Fazenda Kiki – Pedro Leopoldo – MG Data: Março/2012

Olá amigos leitores de nosso site,

Nesse relato vamos descrever o segundo e último dia da pescaria realizada por nossa equipe no Pesqueiro Fazenda Kiki, localizado na cidade de Pedro Leopoldo que fica aproximadamente 40 km da cidade de Belo Horizonte.

A pescaria ocorreu no inicio do mês de março de 2012 durante a semana batizada por nossa equipe como Expedição Mineira e contou com a minha participação (Silvio Leme) e do Marcio David (os 2 aventureiros da equipe na Expedição Mineira) e nosso objetivo estava na captura dos gigantes redondos e Pirararas que habitam os lagos da Fazenda Kiki.

Combinamos com o Pierre de acordarmos e iniciarmos bem cedo o nosso último dia de pescaria e as 05h40min h., estávamos descendo para o Lago e fomos surpreendidos pelo Pierre com um excelente café da manhã servido no restaurante.

Lembro aos amigos, que na Fazenda Kiki, além do Day Use é possível se hospedar com a família. O local atualmente contem 8 (oito) chalés que comportam até 4 (quatro) pessoas cada um, o que certamente traz um maior conforto e comodidade para aos pescadores principalmente, os que irão conhecer o local e residem em locais distantes.

Por volta das 06h30min h., iniciamos a pescaria, mas ao contrário do dia anterior os peixes estavam bem manhosos e não atacavam com voracidade as nossas iscas na superfície, mesmo assim, estávamos conseguindo algumas capturas de peixes menores (sem foto) e na pescaria de fundo com tilápia como isca, conseguimos capturar bons peixes, entre eles uma linda Pirarara e um tambacu.

Continuamos insistindo na superfície, sem muito sucesso e decidi montar outro equipamento de fundo com uma pequena tilápia e minutos depois, quando estávamos nos protegendo do Sol embaixo do quiosque observo a vara quase “bebendo água” e corro para confirmar a fisgada de um peixe que “pesou” e acreditávamos ser uma Pirarara, mas após o primeiro rebojo na margem identificamos ser um legitimo Tambaqui (verdão) que brigou demais, mas não resistiu, e esse belo peixe pousou para sessão de fotos com o Fishingtur. Observem a boca do “menino”!!!

Avaliamos que no Pesqueiro Fazenda Kiki existem uma grande diversidade de peixes, sendo comum na pescaria de cevadeira com Eva’s e miçanga as capturas de grandes tilápias e mesmo para os pescadores que dedicam grande parte do tempo/pescaria em busca dos redondos essa variedade com capturas não exageradas de outros exemplares é prazerosa.

A pescadora Roberta Lara acompanhada de seu namorado e que reside na cidade de Belo Horizonte e frequenta constantemente a Fazenda Kiki dedicou-se basicamente na pescaria das grandes Tilápias do local e capturou uma grande quantidade e registramos um dos exemplares.

Apesar do comportamento dos peixes durante a parte da manhã não ter sido de grandes atividades, entendemos que, com persistência e alterações constantes das técnicas conseguimos fazer uma boa pescaria e conseguimos capturar bons e grandes exemplares e quando estávamos nos preparando para o almoço observo a carretilha “pesada” iscada com a cabeça de tilápia disparar o alarme e rapidamente confirmo a fisgada e de imediato pela tomada de linha constante identificamos ser mais uma do “rabo vermelho” que minutos depois não resiste e se entrega aos nossos braços.

Após a soltura com segurança deste peixe (pesque e solte sempre) sinal verde para o almoço e aproveitamos para o tradicional bate-papo e troca de experiências entre nós pescadores, além de saborear uma deliciosa e farta comida mineira que também se faz presente na Fazenda Kiki.

No retorno do almoço, devido o sucesso da tarde anterior, o Marcio durante todo o caminho vem “cantando a bola” da salsicha boiando e que ficaria dedicado a essa modalidade durante grande parte da tarde e montou 2 (dois) equipamentos nessa modalidade e deixou de espera bem rente a margem (cerca de 1 m) e não demorou muito para uma grande explosão ocorrer bem aos nossos pés e observamos um dos equipamentos do Marcio quase que mergulhando na água e ele em um sprit consegue confirmar a fisgada e o peixe tomou mais de 40 metros de linha da carretilha e parecia até o Michael Phelps e depois de muita, mais muita briga conseguimos colocar no passaguá mais um bonito Tambaqui.

Como o lago na Fazenda Kiki é de tamanho considerável os equipamentos devem ser obrigatoriamente reforçados e a equipe Fishingtur, utilizou para os Tambacus varas de 2,10 m até 2,70 m, com carretilhas de perfil baixo comportando um minimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.37/0.40 mm e as tradicionais e consagradas Bóias Barão de 65/75/100 gramas para longos arremessos. Para as Pirararas, utilizamos varas de 25/40 libras de tamanho de 2,10 m até 2,40 m, carretilhas de perfil alto tamanhos 6500/7000 comportando um minimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.52/0.62 mm.

Na sequencia e na mesma modalidade o Marcio observa uns bigodinhos fora d’água bem próximo à salsicha boiando e me chama para ver e vamos bem devagar ao local e acreditem.... conseguimos visualizar 2 Pirararas “namorando” a salsicha e uma delas não resistiu e após abocanhar a isca tomou uma bela de uma fisgada no beiço, mas infelizmente (ou felizmente) se tratava da filha mais nova da família, mas está valendo e logo se rendeu as técnicas utilizadas e adotadas pela equipe Fishingtur.

Observamos que os peixes estavam mais ativos e retomamos em paralelo a pescaria de cevadeira e vários redondos de “pequeno” porte foram capturados. Vamos Fishingtur!!!

Na Fazenda Kiki, além do Pesqueiro, existem também atividades pecuárias e plantações e em alguns períodos do dia nos deparamos com animais à beira do lago se alimentando. Fantástica essa integração!

O Marcio ainda na insistência com salsicha boiando, observa um dos seus equipamentos no secretário tomando muita linha e quando confirma a fisgada a tomada de linha continua como se nada estivesse acontecendo..... O peixe parou 60 metros distantes de onde estávamos e certamente era mais uma do “rabo vermelho” que com equipamento leve demorou em se entregar, mas com habilidade “caiu na rede” literalmente e saiu para a foto em nosso site.

Havíamos combinado de encerrar a nossa pescaria antes do anoitecer e quando fisgávamos os peixes, o equipamento era imediatamente desmontado e por incrível que pareça nesse final de tarde todos os equipamentos que estavam com iscas na água trouxeram um peixe para foto e iniciamos com 3 (três) grandes Tambacus com o Marcio conseguindo a captura de 2 (dois) lindos e brancos.

E, para encerrar os 2 (dois) excelentes dias de pescaria nesse maravilhoso local, ainda foram capturadas com os equipamentos que estavam na água 5 (cinco) lindas Pirararas para o The End deste maravilhoso pesqueiro que certamente nossa equipe muito em breve retornará.

Gostaria de deixar um grande abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur, aos funcionários da Fazenda Kiki e um abraço especial ao Pierre pela simpatia e atendimento fornecido para nossa equipe e pela confiança em nosso trabalho.

Silvio Leme – Equipe Fishingtur

Fotos: Marcio David e Silvio Leme Texto: Silvio Leme Edição: Marcio David

#fazendakiki #kikiturismo #pesqueiro #pescaria #tambacu #tambaqui #pirarara #pescaesportiva #dicasdepesca #tilapia

17 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007