Fazenda Paraná – Equipe Fishingtur retorna a terra do queijo e dos Gigantes Redondos Uai !
Local: Fazenda Paraná - Nova Serrana - MG Data: Janeiro de 2013
Olá Amigos leitores de nosso site,
No último feriado de aniversário da Capital Paulista decidimos aproveitá-lo com uma excelente pescaria no Pesqueiro Fazenda Paraná que está situado próximo a Cidade de Nova Serrana no estado de Minas Gerais. Saímos de São Paulo pela Rodovia Fernão Dias, e no Km 617 pegamos a saída para Oliveira, e percorremos cerca de 100 km pela BR 494 sentido a cidade de Nova Serrana. A distância de São Paulo/Capital até o Pesqueiro é de aproximadamente 520 km.
Seguimos para essa aventura eu (Silvio Leme), Adimir e o Anderson e combinamos de acordar bem cedo e partimos de São Paulo as 04h00min h., de 25/01/2013 e após uma viagem tranqüila por estradas bem conservadas, chegamos a Fazenda Paraná por volta das 10h00min h., e fomos recebidos pelo Klebinho que administra o local.

Uma rápida conversa e decidimos andar pela margem e conhecer o local e por volta das 11h30min h., a decisão foi de “firmar território” na margem oposta ao restaurante para nos abrigarmos das pancadas de chuva que caiam de forma repentina. Assim, com a montagem dos equipamentos iniciamos os trabalhos!!!

Entretanto, como iniciamos a nossa pescaria por volta das 12h00min h., as ações dos peixes estavam bem fracas, apenas os menores exemplares estavam atacando as nossas iscas (não tiramos fotos) e por volta das 13h00min h., o aroma da boa comida mineira vindo do restaurante nos fez interromper imediatamente a pescaria e partir para o almoço.
Após retornarmos, reiniciamos a pescaria com bóias cevadeiras e eva’s sendo os arremessos direcionados ao centro do Lago. Rapidamente avistamos rebojos dos grandes redondos próximos a ceva. Adrenalina e expectativa subindo, até que lá se vai todo o conjunto de bóia cevadeira, bóia guia eva’s e miçanga para as profundezas e apenas confirmei a fisgada e imediatamente recebi um contra-ataque com o peixe levando fácil uns 30 metros de linha (isso foi uma constante). Como o conjunto era de carretilha perfil baixo de linha 0.37 mm e o arremesso teve cerca de 50 metros, ainda restavam cerca de 30 metros de linha no carretel, mas como se tratava do primeiro peixe de Respeito mantive a fricção no limite para não ter o primeiro “zera carretel” e minutos depois um lindo Tambacu entrou no passaguá para as fotos com a equipe Fishingtur!!!

Peixe liberado e novos arremessos ao centro do lago e novamente peixe brigador na ponta da linha. Na Fazenda Paraná os peixes não dão trégua, “brigam” demais obrigando o pescador levar equipamentos de boa qualidade, caso contrário os gigantes não saem da água não e, depois de uns 10 minutos mais um belo exemplar prancha na margem para alegria da equipe Fishingtur. Força, muita força para segurar os “monstros pós-batalha”!!!

Com o cair da tarde o cardume de redondos encostou de vez e bastava arremessar na ceva concentrada para as bóias literalmente sumirem e a linha esticar.

Na Fazenda Paraná existe nas margens do Lago uma grande quantidade de árvores frutíferas, entre elas mangas e goiabas e quase sempre éramos surpreendidos com duas explosões, isso mesmo, duas explosões sendo uma das Mangas/Goiabas caindo na água e a outra dos Gigantes redondos atacando para se alimentar. Observando isso, o Anderson fez um teste e executou um arremesso no meio do lago com bóia Foguete e chicote de 80 cm e como isca um pequeno pedaço de manga e mal a isca caiu na água, tchauuuuuu… linha esticada e peixe brigador na foto!!!
Depois do sucesso acima, o amigo Adimir correu para pegar as iscas para a pesca noturna e também para quando os redondos ficam manhosos na superfície. Equipe unida, stop na pescaria e todos ajudando pegar as iscas “matadeiras”!!!

Por falar em iscas, as mais utilizadas nessa pescaria foram os eva’s e miçangas com anzol Wide Gap 2/0 (maior produtividade na cor café com leite) o “Beijinho”, pedaços de frutas (manga e goiaba) salsicha e a ração úmida na pinga, nos anzóis Chinú 9 e Pacu Pinnacle 5/0 acompanhados das excelentes Bóias Barão dotadas de chicote de linha monofilamento 0.50 mm variando a altura entre 50 cm e 2 metros. Como as dimensões do Lago são enormes, decidimos por utilizar varas (Pampo e Kensaki) de 2.10 a 2.40 m., e carretilhas de perfil baixo com linha monofilamento 0.37mm (cerca de 110 metros no carretel) e também carretilhas de perfil alto da Abu Garcia, sendo os modelos 5601 e 6501 com linhas monofilamento de 0.45mm e 0.50 mm respectivamente. Na sessão de “Dicas e Técnicas” do site vocês encontrarão vídeos feitos pela equipe Fishingtur especialmente para que você leitor possa montar esses conjuntos.
Retomamos a pescaria na modalidade cevadeiras, o lago estava “fervendo”, mas os peixes começaram a ficar bem manhosos com os eva’s e rapidamente mudei de técnica e mandei novamente a bolinha de futebol com 40 cm de profundidade e foi fatal!!!

O Anderson continuou insistindo com os eva’s e eu na bolinha de futebol e conseguimos fazer um belo dublê, mas como os peixes brigam muito, existe uma grande probabilidade das linhas se encontrarem e risco de perdermos os peixes e isso já havia ocorrido conosco e combinamos que caso ocorresse novamente fisgadas simultâneas cada um seguiria para um lado, e desta vez deu tudo certo e os peixes seguiram para as fotos!!!

Antes de anoitecer aproveitando as últimas batidas dos redondos na ceva, consigo fisgar mais um belo exemplar que seguramente teve uma seqüência de 5 ou 6 tomada de linha para o centro do lago e após uns 10 minutos encosta mais um lindo Tambacu De Respeito na margem e aos pés da Equipe Fishingtur para as fotos. Como sempre gosto de dizer…. Nota 10!!!

Não pensem que o amigo Adimir não fisgou peixes, ele fisgou e muitos, mas estava com uma “urucubaca” daquelas, e contei mais de 6 peixes que escaparam e/ou cortaram sua linha durante o combate.
Inicio da noite chegando e estávamos bem cansados da viagem e também por termos acordado muito cedo e resolvemos mudar de local e pescar no píer que fica em frente à sede da Fazenda que inclusive, seria o local de nosso descanso e chegando lá uma pausa para o merecido descanso.

Eu fui diretamente para o banho e retornei 1 hora depois e lancei um equipamento de fundo utilizando uma goiaba inteira como isca e ficamos batendo papo e contemplando e apreciando a beleza do local e passado uns 20 minutos o alarme da carretilha canta e com muita dificuldade consegui retirar o equipamento do secretário e confirmei a fisgada e quando o peixe chegou à margem correu logo para dentro do píer, mas não permiti que se enroscasse por lá e terminei a “briga” em cima de uma jangada que fica no local. Peixe embarcado, mas cadê o passaguá?!?!? Meu DEUS não pegamos nenhum que ficam disponíveis as margens do lago e a dificuldade foi grande de embarcar o peixe e conseqüentemente ele acabou escapando, mas ainda conseguimos (Anderson) uma foto do menino fujão!!! Lembram-se que falei no inicio da matéria de estarmos com todos os equipamentos em dia e em perfeita ordem nesse pesqueiro?!?!?

Após esse peixe demos por encerrado o nosso dia de pescaria e fomos descansar e na manhã seguinte as 06h00min h., relógio despertando, dia ainda clareando e rumamos para a pescaria e veio à surpresa….. juntamente com início de nossa pescaria chegou à chuva, mas não desanimamos e assim, como no dia anterior, comecei bem a pescaria e bons peixes rapidamente foram capturados.

Nosso amigo Adimir na seqüência engata uma linda e única Tilápia capturada por nossa equipe que mereceu o registro e a foto.

O Adimir mal soltou essa Tilápia e já engatou um belo Tambacu durante uma manhã chuvosa, mas com os peixes atacando bem nossas iscas de fundo, principalmente as iscas de frutas (pedaços de manga e goiaba).

A essa altura a chuva se transformou em um dilúvio e fortes e demoradas pancadas insistiam em cair sobre a fazenda Paraná e a Equipe Fishingtur não arredou o pé e pescamos firme e forte até debaixo d’água. Vamos Fishingtur!!!

E como persistência/dedicação em uma pescaria é tudo, fomos premiados com mais uma grande seqüência de grande redondos e vamos encerrar por aqui a 1ª parte da matéria garantindo a vocês que tem muitos e GRANDES peixes ainda por vir nesse excelente e hospitaleiro local. Aguardem a Parte 2!!!

Gostaríamos de deixar um grande abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur, aos funcionários do Pesqueiro Fazenda Paraná e um abraço especial ao Klebinho pela simpatia e atendimento fornecido para nossa equipe e pela confiança depositada em nosso trabalho.
O Fishingtur fica a disposição através dos canais abaixo para duvidas e ou necessidades de demais esclarecimentos.
Silvio Leme Equipe Fishingtur
Fotos: Silvio, Anderson e Adimir
#fazendaparana #pesqueiro #tambacu #pintado #anteninha #paoflutuando