top of page

Rio São Benedito I – Veja como foi a nossa viagem e conheça a Pousada São Benedito


Local: Rio São Benedito - Alta Floresta – MT Data: 13 a 19 de novembro de 2009

(Parte I)

Olá amigos!

Nossa equipe realizou uma fantástica pescaria nas águas do Rio São Benedito em Alta Floresta no Mato grosso, divisa com o estado do Pará, em plena Floresta Amazônica. Foram cinco dias de pesca com ações o tempo todo. O Rio é totalmente preservado não só pelos moradores da região como pelo exército brasileiro. No Rio São Benedito a Pesca Esportiva, ou o pesque e solte é obrigatório. Aqui não se mata peixe. O pescador pode até achar estranho mas depois de ver a quantidade de ações e peixes fisgados durante o dia vai compreender qual é a importância do pesque e solte obrigatório. Ao contrário de outras regiões do Brasil onde você pode ficar até um dia inteiro sem fisgar um peixe, aqui você tem ação o tempo todo, seja na pescaria de Jaús e Pirararas como na pesca de Cachorras, Bicudas e Tucunarés, isso sem falar nos jacundás, Jundiás, Marinxãs, Pacus e grandes Corvinas.

Em uma semana de pescaria fizemos as gravações para o Programa Pesca e Prosa para a TV em rede nacional, gravamos o DVD que estará sendo lançado nos próximos dias com toda a nossa viagem e vamos fazer uma série de 6(seis) reportagens para o nosso site. Estamos trabalhando na edição do DVD e das reportagens a mais de 15 dias. Temos mais de 4 horas de vídeos e mais de 490 fotos. Vamos começar nossa viagem agradecendo aos nossos patrocinadores e parceiros que nos ajudaram muito para que essa viagem fosse concretizada e em seguida, passo-a-passo os detalhes de nossa viagem.

A equipe Fishingtur está de parabéns pelo ótimo trabalhado desenvolvido durante a viagem. Agradecemos ao Marcos, Sandro e Leandro da Pousada São Benedito pela oportunidade e confiança em nossos trabalhos. Tudo certo, dias antes da viagem uma correria louca atrás dos últimos equipamentos, linhas, iscas, varas, até que na quinta-feira dia 12/11 todos já estavam com as malas arrumadas, menos eu. Na sexta-feira de manhã eu ainda estava na loja da King Fisher pegando as últimas iscas com nosso amigo Alessandro. Ufa ! Agora sim, era só ir para o aeroporto e embarcar.

Chegamos ao aeroporto por volta das 16 horas de sexta-feira, fizemos o chek-in e aguardamos o embarque as 18:42h. A cada instante a ansiedade nos corria por dentro. A vontade de chegar logo era grande e a hora não passava. A companhia aérea que nos levou de Cumbica-Sp até Alta Floresta no MT foi a TRIP Cia Aérea. Embarcamos no avião Embraer 175 com capacidade de até 86 passageiros e que chega a velocidade de 911km/h. Voamos nesta aeronave até Cuiabá e durante o voo muita diversão e belas imagens. Ao chegar em Cuiabá, esperamos cerca de 25 minutos a conexão e seguimos em outra aeronave com destino a Alta Floresta no MT.

A segunda aeronave era a ATR 72 com capacidade de 68 passageiros e voa a uma velocidade de 470km/h. Esta aeronave diferente do primeira, é movida a grandes hélices e não a turbinas/jato. Confesso que todos nós ficamos assustados a princípio, mas depois de uma breve conversa com o pessoal do aeroporto ficamos sabendo que este ATR é uma das aeronaves mais seguras do mundo. Depois de uma pouco mais de 1:30 horas de voo aterrizamos no aeroporto de Alta Floresta, onde fomos recebidos por toda a equipe da Pousada São Benedito. Arrumamos as tralhas na Pick-up e partimos para a Pousada, mas antes de pegar a estrada, paramos na cidade para comer um lanche antes de enfrentar os 160km de estrada de terra até a pousada.

Assim que saímos do aeroporto fomos surpreendidos por um bando de Capivaras, fato comum para os moradores da região, mas uma novidade para nós da cidade grande. A viagem é tranquila, a estrada tem boas condições e o tempo passou rápido mediante as histórias e causos contados por um dos donos da pousada que estava nos levando até o nosso destino.

Chegamos por volta das 4 horas da manhã, arrumamos nossas coisas no apartamento e, o Júnior e o Sr. Adimir foram dormir. Eu e o Felipe resolvemos arrumar as tralhas para as 6 horas da manhã já ir pescar. A pousada é super aconchegante, tudo muito limpo e o melhor de tudo: Não tem insetos como o mosquito, borrachudo ou pernilongo. Eu levei três vidros de repelente e não precisei usar nenhum deles. Segundo nosso amigo Leandro, um dos donos da pousada, as águas do São Benedito são bem ácidas, o que impede a procriação desses insetos na região.

Era comum logo ao amanhecer ou ao entardecer nossa equipe ficar sentada na beira do barranco tomando uma cervejinha só de bermuda e de camiseta. É impressionante mas é verdade, o pescador pode passar uma semana aqui e voltar sem as desagradáveis picadas de borrachudos e outros insetos. Com certeza esse é um diferencial que você só vai encontrar aqui na Pousada São Benedito. A Pousada tem cinco chalés individuais para até quatro pessoas cada. A parte interna dos chalés é muito ampla e com bastante espaço. Tem 4 camas de solteiro, roupas de cama, edredom, ar condicionado e banheiro privativo com chuveiro quente. Ao lado dos chalés fica o restaurante seguindo em direção ao rio o pescador encontra uma enorme área coberta para um bom bate-papo, para deixar a tralha e contar as mentiras do dia.

Saindo desta área você já avista o grande Rio São Benedito. A distância dos chalés até o Rio é menos de 150mts. Em frente a pousada, toda a margem do rio é feita de grandes decks de madeira, garantindo toda comodidade ao pescador. Segundo histórias dos donos da pousada, neste local eles sempre deixam algumas varas armadas durante a noite e por várias vezes eles encontraram equipamentos sem linha, linhas estouradas e até varas perdidas. Grandes peixes veem se alimentar bem nas margens da pousada durante a noite. Mistério…. A pousada possui 10 barcos com motores e assentos novos.

Assim que o dia amanhecia, nossa equipe era acordada pelo pessoal da pousada e o café já estava na mesa. Normalmente é servido um grande banquete nas refeições, mas como estávamos sozinhos na pousada, tudo foi bem mais simples mas com muito sabor. O almoço e o jantar sempre com pratos diferentes como a costela assada, fraldinha na brasa, feijão tropeiro, peixes assados, caldo de piranha e muitos outros. Em toda a viagem, o contato com a natureza é constante. Animais de várias espécies e muitas aves sempre nos acompanhando na pousada e nas pescarias. As aves davam um espetáculo a parte. Maritacas, Araras, Jacutingas e diversas outras aves faziam do silêncio uma arena musical. O mascote da pousada é um Jacú que fica o tempo todo entre os pescadores. Milhares de borboletas, cores e tamanhos, gafanhotos, lagartos, pererecas entre outros animais estavam presentes. Toda a área da pousada é gramada e muito rica em árvores e outras plantas e o Rio São Benedito tem uma beleza ímpar.

E assim foi a nossa semana, regada a muita pescaria, muita mordomia em um lugar fantástico com a companhia de grandes amigos que são os donos da pousada.

Gostaria de agradecer a todos da Pousada São Benedito a a todos os patrocinadores e colaboradores desta pescaria.

Fotos por Marcio David, Adimir, Felipe, Júnio e Leandro

Texto por Marcio David

Abraços!

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Pousada São Benedito

#RioSãoBenedito #PousadasãoBenedito #MatoGrosso #Amigos #Adrenalina #Natureza #Emoção #Viagem

75 visualizações0 comentário
Contato Fishingtur

Parceiros

LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
jr pesca.png
bottom of page