Barcelos AM – A casa dos Tucunarés gigantes


Local: Barcelos – Manaus – médio Rio Negro – Águas dos Tucunossauros REX

Amigos!

Vou relatar uma pescaria que fizemos em meio à exuberante floresta amazônica, no médio Rio Negro, onde seguramente habitam os grandes Tucunarés de 2 dígitos. O convite para essa aventura partiu do amigo Flavio, um grande parceiro de pesca com iscas artificiais e tive o prazer de pescar com mais 2 pescadores (Rogério e Ricardo) formando um grupo de pescadores bastante experientes neste tipo de pescaria. Todos os participantes, já haviam executado pescarias na Região Amazônica ao menos 5 vezes.

A expectativa (para não dizer a pescaria, rs…) iniciou-se com os tradicionais preparativos dos equipamentos (iscas, varas, carretilhas entre outros…) e confesso que, para pescar nessas localidades, atrás do objetivo que é o sonhado Troféu, os equipamentos devem estar em perfeitas condições.

Segui no dia combinado para o aeroporto de Guarulhos em São Paulo e lá já estavam aguardando o Flavio e o Rogério, visto que, o Ricardo reside na cidade de Manaus. Chegamos em Manaus em viajem tranquila, e encontramos o Ricardo, onde rapidamente partimos para o tradicional almoço na Churrascaria Toro Loco, que é um lugar com muitas variedades de carnes e comidas típicas da região com acompanhamento de um (s) Chopp estupidamente gelado. Logo após o almoço fomos conhecer a Loja de Pesca Sucuri de nosso amigo Jorge. O dia passou rapidamente, à noite jantamos, fizemos algumas compras e fomos para o apartamento do Ricardo para os últimos preparativos e 05h:15min. da manhã já estávamos de volta ao aeroporto de Manaus para embarcarmos para cidade de Barcelos. A viagem foi tranquila, apenas 1 hora de voo e no trajeto pode-se contemplar a beleza do local e o exuberante Rio Negro com suas praias magníficas. Na chegada a Barcelos (notem até as camisetas personalizadas) fomos recepcionados pelos guias e como a adrenalina era grande rapidamente nos direcionamos para o Barco e seguimos viagem Rio Acima, dando inicio a mais uma fase de nossa aventura. Escolhemos um Barco de calado baixo (70 cm) para que pudéssemos subir os rios escolhidos até sua cabeceira. A estratégia adotada, é devido à pressão de pesca, que nas cabeceiras, são menores e conseqüentemente a possibilidades de captura aumenta. Navegamos por aproximadamente 3 horas e logo após o almoço já estávamos arremessando nossas iscas à procura dos Tucunossauros REX que não demoraram para aparecer.

A tarde foi passando e os grandes não apareceram, mas as capturas de peixes entre 1 e 3 kg foram constantes. Dia seguinte isca na água e já apareceu um dos Grandes, que pesou 7,5 kg Rogério, meu parceiro também não deixa por menos e bruto na linha. O Rio Negro estava muito cheio e apesar de termos feito grandes capturas o peixe estava difícil de ser encontrado e aí colocamos nossa estratégia em jogo e decidimos subir um dos grandes Rios da Amazônia. O escolhido, não tão grande e conhecido assim, foi Rio Padauari, e seguimos viagem.

Logo no inicio da Viagem grandes exemplares foram capturados e saíram peixes de 6,0 kg, 6,5 kg e 7,5 kg e um exemplar de exatos 22 lbs capturado por mim e que permitiu minha entrada para o seleto grupo dos 2 dígitos. Já estive por 8 vezes pescando nas águas amazônicas, mas este foi o maior Tucunaré que consegui capturar e segue mais umas fotos do “monstro”que acabou virando modelo de tantas fotos, rs… Após a explosão de alegria, continuamos a subir o Rio Padauari. O Barco “mãe” navegava durante a noite e pela manhã saíamos nos barcos menores plataformados para pescaria, e nos encontrávamos no final do dia, Rio acima em pontos combinados. Nas lagoas que literalmente eram desbravadas, vários exemplares eram capturados e utilizamos 100% iscas de superfícies.

Era raro, mas entre os Tucunarés às vezes capturávamos um “intruso” e abaixo uma Aruanã. Subimos até próximo a cabeceira do Rio e lá após uma dificuldade imensa de transpor uma cachoeira encontramos uma lagoa que nos rendeu muitos exemplares. Outros bons exemplares de Tucunas foram capturados após conseguirmos passar pela cachoeira No final deste dia com tristeza no coração iniciamos o retorno, mas ainda encontramos novas lagoas que não avistamos na subida e alguns grandes exemplares ainda foram capturados…. é peixe na linha!

No geral foram fisgados vários Tucunarés pesando até 10,5 Kg, captura essa realizada pelo amigo Ricardo, bons peixes entre 7,0 e 9,3 kg e muitos, mais muitos na casa entre os 3,0 e 6,0 kg, sendo uma pescaria espetacular em um local extremamente e preservado. A nossa opção de viajar com um barco de calado baixo e sem o conforto dos grandes barcos Hotéis foi premiada com grandes capturas e tornou-se uma grande aventura. Todavia, depende de uma organização difícil e um planejamento muito mais trabalhoso!

Porém, tudo é experiência adquirida, o importante é tirar de cada pescaria um novo aprendizado, uma nova historia, novas amizades, e a paz que recarrega nossas baterias físicas e mentais tão esgotadas com a realidade do mundo moderno! Pescar na Amazônia para alguns fanáticos por pesca, é sem sombra de dúvidas o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!!!!!!! E aguardem novos relatos de TucunossauroREX, em novembro/2010 tem mais, temos programada uma nova Aventura com as presenças já confirmadas do parceiro Rogério (Fishingtur), Anderson (Tico) e Matheus.

Material Utilizado: Varas: -Rapala Gold 6? – 15-30lb -Intergreen Hercules 6? – 12-25lb -Cyber Tech – Fleming – 15-30Lb

Linhas Multfilamento: -Sumax 60 Libras -Power Pro 50 e 65 Libras Green

Principais Iscas: -Hélice High Roller -Dr. Spock -Perversa -Jumpin Minnow

Carretilhas: - Shimano Curado 201 - Daiwa Advantage

Grande abraço e fico a disposição através do canal abaixo para dúvidas e ou necessidades de demais esclarecimentos. Silvio Leme.

#RioNegro #Amazônia #TucunarésGigantes #Pescaria #Amigos #Diversão #Natureza #Emoção

10 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007