Rancho do Kojak – Lago do Peixe – Um espetáculo com os Tucunarés Azuis


Local: Lago do Peixe - Cidade de Peixe - Tocantins - BR Data: 15 a 18 de Agosto de 2010

Rancho do Kojak (Rancho Reino Encantado)

Olá amigos!

Neste mês de agosto, eu, Marcio David e nosso amigo Gilberto Chudi, estivemos no estado do Tocantins para conhecer um dos mais novos points doa grandes Tucunarés Azuis, o Lago do Peixe. O Lago do Peixe é uma grande área formada pelo represamento do Rio Tocantins, a barragem situa-se na cidade de “Peixe”, isso mesmo, o nome da cidade é “Peixe” no estado do Tocantins.

Assim que chegamos ao aeroporto de Palmas-TO, fomos recepcionados pelo Kojak, proprietário da pousada, conhecida como RANCHO DO KOJAK, que é a única pousada da região. Nos 350 km de Palmas até a pousada, tiramos todas as dúvidas e conhecemos bem o local, isso sem falar nos vários momentos de gargalhadas com os causos e piadas contadas pelo Kojak. No meio do trajeto, passamos pela cidade de Gurupi, onde fica o escritório do Rancho e conhecemos a Didiane, filha do Kojak, que é quem administra todo o agendamento das reservas; E depois seguimos viagem. Todo o translado é feito via terrestre, a grande maioria em asfalto e somente perto da pousada que a estrada é de terra, porém em boas condições.

Ao chegar ao rancho, o ambiente 100% familiar toma conta do cenário. Conhecemos a D. Glória, esposa do Kojak que cuida do rancho e de todas as refeições, e conhecemos também seus dois filhos que também são guias de pesca, o “GG” e o Deivity. Como vocês puderam perceber, o Rancho do Kojak é um local extremamente familiar e aconchegante. A Pousada fica a beira da represa e até mesmo por alí, já é possível se fisgar alguns tucunarés. A Pousada tem uma grande área onde funciona o restaurante e a pousada que trabalha hoje com 6 suítes para até 5 pessoas cada. Todas com ar condicionado, ventilador e banheiro privativo.

A cozinha da D. Glória é bem grande e muito limpa e comprovamos de perto todo o carinho e dedicação na elaboração de cada refeição. Comida caseira e muito saborosa. Não pude deixar de mostrar um dos pratos mais interessantes e saborosos que experimentei nesta pescaria. A Famosa Lasanha de Tucunaré. Um outro prato bem interessante, feito aqui na pousada é o Bolinho de Arraia e a Arraia Frita. A carne da Arraia é muito saborosa e o bolinho lembra muito os nossos tradicionais bolinhos de bacalhau. Lembrando que todo o cuidado é pouco para o manuseio com as Arrais por causa dos ferrões venenosos.

Aqui no Lago do Peixe a palavra preservação é citada muitas vezes. No Rancho do Kojak não se mata peixe, aqui é praticada somente a pesca esportiva, lógico que um peixinho ou outro(pequenos) podem ser preparados na própria pousada ou em um almoço na beira da represa. A represa existe há 6 anos e hoje já temos exemplares de até 5.800 kg. Imagine se a preservação continuar, como será esse lugar daqui uns 4 anos, com certeza com exemplares superiores a 9 kg. Portanto,….. Pesca Esportiva !!!!!!!!!!!!!!!!! A cada amanhecer, eramos presenteados com um lindo nascer-do-sol, o que nos deixava ainda mais empolgados para o dia de pescaria. Acordávamos as 5h:30min e o café da manhã já estava sendo servido, depois seguíamos para o portinho e iscas na água.

O Lago do Peixe realmente é gigantesco, em alguns pontos a sua largura ultrapassa os 5 km e são milhares os pontos de pesca, praias, galhadas, algas, padras. Um lugar muito piscoso.

Equipamentos Usados:

Varas:

-Vara Althezza II - 5’0? - 8-20 lbs (1,55mts) - Albatroz Fishing -Vara Apache III - 5’3? - 5-14 lbs (1,60mts) - Fleming -Vara Evolution - 5’6? - 10-20 lbs (1,65mts) - Marine Sports

Carretilhas:

-Carretilha Brisa GTO 3000 - Marine Sports -Carretilha Scorpion 1001 - Shimano

Linhas Multifilamento:

-Multi 50 libras – Cajun Line - Shakespeare -Multi 50 libras – Deep One - SunLine

As Iscas mais usadas:

Superfície: -Dr. Spock – KV -Super Spook – Heddon -Trairão -Poopers

Sub-Superfície: -Isca Flash – King Fisher

Pescamos por três dias e o forte vento atrapalhou e muito a pescaria, mas mesmo assim fisgamos muitos peixes na superfície, mas o grande diferencial desta pescaria foi a Isca de Sub-Superfície da King Fisher, a ISCA FLASH. Era fatal, bastava arremessar e fisgar um peixe. Digo que 70% da pescaria se deu por conta desta isca da King Fisher. A pescaria era feita no visual, pois navegando com o motor elétrico nas praias e raseiros, era possível ver os Tucunarés Azuis de longe, aí era só arremessar, trabalhar a isca e ver a explosão.

No primeiro dia o nosso Guia foi o “GG” e pescamos mais próximos da pousada, nos raseiros e nas algas. Os peixes estavam manhosos e não estavam nas galhadas, mas bastava passar por um monte de algas que ali estavam os azulões. Primeiro as iscas de superfície e se não tivesse resultado, aí era só arremessar a sub-superfície e fisgar. O lugar é muito bonito, em certos pontos é possível ver o fundo mesmo a uma profundidade superior a 4 metros, até mesmo com iscas de meia-água, você consegue ver o ataque. Mesmo quando o peixe ataca a isca de superfície errando o bote, você facilmente o vê retornando para o ninho, aí a isca Flash entrava em ação e era fatal.

O Lago do Peixe é um bom lugar para você que gosta de ações durante todo o dia, assim como para você que está se iniciando na modalidade com iscas artificiais, pois tem muitos pontos que exigem arremessos precisos, mas tem uma série de outros lugares que arremessos simples já são suficientes. E outra coisa que conta muito é o conhecimento dos guias, pelo menos o GG e o Deivity, que conhecem demais a região. Como ninguém é de ferro, já eram quase meio-dia quando resolvemos parar para almoçar. Optamos em não voltar para a pousada, sendo assim teríamos que fisgar um pequeno Tucunaré para ser nossa refeição. Isso sem falar que a pousada enviou muitos temperos, talheres, pratos, grelha, e até arroz. Só nos faltava mesmo o peixe, que facilmente foi fisgado e preparado por nosso guia.

Paramos em uma grande praia, onde um belo rancho foi construído em uma boa área coberta com uma churrasqueira. E nosso guia também trouxe duas redes que foram bastante úteis para o descanso antes de voltarmos para a pescaria.

Depois de tanta mordomia e de um belo descanso, aproveitei para dar uma volta, tirar fotos de alguns pássaros e mais uma vez mostrar a beleza das águas do Lago do Peixe. Os barcos usados pela pousada são todos novos e muito bem equipados, proporcionando assim muito conforto ao amigo pescador.

Depois voltamos para a pescaria com diversos tucunarés fisgados, fotografados e soltos novamente e até uma pequena traíra resolveu aparecer. Além do Tucunaré, conversando com o pessoal, ficamos sabendo que bicudas, grandes cachorras, jaús e até pirararas já foram fisgados aqui no lago, o que com certeza será mostrado futuramente em uma outra oportunidade.

Gostaria de agradecer ao Kojak e toda a sua família por toda a recepção e confiança em nossos trabalhos.

Aguardem a segunda parte de nossa pescaria com belíssimos exemplares do tão procurado Tucunaré Azul.

Abraços

Marcio David

AGRADECIMENTOS

Rancho do Kojak Peixe – Tocantins Tel.: 63 – 9224 7429

#RanchodoKojak #LagodoPeixe #TucunarésAzuis #Tocantins #Amigos #Natureza #Aventuira #Diversão #Alegria #Pescaria

17 visualizações
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Completo Colorido recorte.png
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007