Rio Guaporé – Muitos peixes fisgados com as iscas artificiais


Rio Guaporé – A hora e a vez das artificiais nessa fantástica pescaria na Pousada Vale do Cachara em Rondônia

Local: Pousada Vale do Cachara – Rio Guaporé – Cabixi – Rondônia – Brasil Data: 20 a 25 de abril de 2011

Olá Amigos!

Como informado nas matérias anteriores, nossa equipe foi convidada pelo proprietário da Pousada Vale do Cachara, para fazer uma série de reportagens em busca dos grandes peixes do Rio Guaporé. A Pousada está situada na cidade de Cabixi, interior do estado de Rondônia. Nossa equipe composta por Marcio, Silvio, Junior e China saiu de São Paulo com destino a Vilhena, fazendo escala em Cuiabá. Chegamos ao aeroporto de Vilhena às 22 horas e fomos recepcionados pelo dono da pousada, o Valdecir. Seguimos com ele por aproximadamente 02h30min de estrada até chegarmos a Pousada, sendo 70% asfaltada e o restante de chão batido, mas em ótimo estado

.

A pousada, como puderam observar nas matérias anteriores e de excelente qualidade e o atendimento e hospitalidade do Valdecir e sua família é impar. Vale do Cachara

Nesta terceira e última matéria, vamos abordar a pescaria com iscas artificiais, sendo uma das modalidades que mais gostamos de praticar na pesca esportiva. Vocês poderão observar que o Rio Guaporé se mostrou um excelente local para pescaria com artificiais, mesmo estando no mês de abril com o Rio ainda muito cheio e sem as condições ideais, principalmente para o Tucunaré. Entretanto, para nossa surpresa o Apapá, também conhecido na bacia do Araguaia/Tocantins como Dourada estava bem ativo. Ele é da família da sardinha (Pristigasteridae), a maioria das espécies desta família é de origem marinha e estuarina. As espécies de água doce são peixes pelágicos (superfície e meia água), ocorrendo em rios, lagos e matas inundadas e pequenos cardumes de Apapá são comuns em corredeiras e foi possível observar e constatar isso no Rio Guaporé.

As iscas mais produtivas e que sofreram os maiores ataques foram principalmente as Twitch Bait (sub-superfície) e meia água. A isca Twitch Bait:- Prima Stick, Prima Gold Stick da Zagaia Lures e Perversa e Tan Tan da Borboleta foram as mais produtivas. As de meia-água foram a Magnet Gold 90 e Juanita das respectivas marcas acima. Todas as iscas variando o seu tamanho entre 8cm e 12cm e peso entre 9gr e 13gr.

Logo no primeiro dia e cerca de 5 minutos da pousada, encontramos a primeira corredeira e falei para o parceiro China, “vamos bater isca” e com poucos arremessos um lindo Apapá estava engatado e tomando linha da carretilha e minutos depois pousou para a foto. A pescaria com iscas artificiais e uma pescaria ativa e de peixes predadores. O pescador deve sempre procurar os melhores pontos, locais e condições para essa prática e nessas locomoções aproveitamos para apreciar e registrar a beleza do local. Encontrando os melhores pontos dificilmente não se obtém sucesso nas capturas e em um desses pontos, novamente nossa equipe com peixes na linha.

O peixe Apapá se assemelha muito ao Dourado, pelo biótipo, coloração e até mesmo durante a briga com seus saltos que chegam a ser de até 1 metro fora d’água. Confiram abaixo a beleza do Rio Guaporé. Conheço muitos locais por todo esse Brasil, mas fiquei surpreendido positivamente com o estado de Rondônia e em especial a essa região da cidade de Cabixi e o Rio Guaporé. Nosso amigo Junior com uma linda Cachara fisgada no Jig de penacho. O Junior de tanto insistir conseguiu várias capturas de peixes de couro nessa modalidade.

Mesmo não estando na melhor época alguns tucunarés ainda foram capturados e em sua maioria os Tricks (pequenos) que não foram para as fotos, mas um ou outro já apresentavam tamanhos respeitáveis. Mas a estrela mesmo foram os Apapás que nossa equipe conseguiu capturar em grande quantidade e qualidade. Amigos, o Fishingtur espera com essa matéria ter contribuído para que aprecie bons peixes capturados com iscas artificiais, a beleza do local e, ter passado algumas dicas de tipo de iscas e equipamentos para os pescadores que pretendem iniciar e ou se aprimorarem nessa modalidade.

Não deixem de conhecer a Pousada Vale do Cachara e as belezas do Rio Guaporé no estado de Rondônia.

Aproveitamos a oportunidade para agradecermos ao Valdecir e todos da pousada, ao Secretário de Turismo da cidade e a todos vocês amigos e leitores do Fishingtur.

Texto por Silvio Leme Fotos por Marcio, Silvio, Junior e China

Um grande abraço amigos!

Silvio Equipe Fishingtur

#RioGuaporé #Fishingtur #Viagem #Pescaria #Natureza #Adrenalina #Alegria #Emoção

0 visualização
Carretilhas de Pesca Penn
Contato Fishingtur

Parceiros

bruta.png
Lumis.png
Enz Miçangas e evas
LogoSimon.png
girls fishing lovers.png
Logo.png
universo da pesca.png
Oculos Matuto.png
ESTILO GOIANO.png
go pro 1.png
massa paturi.png
boias de pesca, boia cevadira, boia torpedo
Logo Step quadrado Tranparencia.png

Step'lc Confecções

Rua Nova Cidade - Vila Olímpia - São Paulo - SP

273.441.558-50

fishingturpesca@gmail.com

Prazo de Entrega da Loja de 10 a 14 dias úteis

Logo Completo Colorido recorte.png

O maior portal de Pesca e Turismo do Brasil

Fishingtur Pesca e Turismo 2007