Rio Guaporé – Uma fantástica pescaria na Pousada Vale do Cachara em Rondônia
Local: Pousada Vale do Cachara – Rio Guaporé – Cabixi – Rondônia – Brasil Data: 20 a 25 de abril de 2011
Olá Amigos!
Como informado nas matérias anteriores, nossa equipe foi convidada pelo proprietário da Pousada Vale do Cachara, para fazer uma série de reportagens em busca dos grandes peixes do Rio Guaporé. A Pousada está situada na cidade de Cabixi, interior do estado de Rondônia. Nossa equipe composta por Marcio, Silvio, Junior e China saiu de São Paulo com destino a Vilhena, fazendo escala em Cuiabá. Chegamos ao aeroporto de Vilhena às 22 horas e fomos recepcionados pelo dono da pousada, o Valdecir.
Seguimos com ele por aproximadamente 02h:30min de estrada até chegarmos a Pousada, sendo 70% asfaltada e o restante de chão batido, mas em ótimo estado. A pousada, como puderam observar nas matérias anteriores e de excelente qualidade e o atendimento e hospitalidade do Valdecir e sua família é impar.
Pousada
O local também é muito bonito e preservado. Do lado Boliviano sequer existem construções e praticamente se encontra intocável e mesmo a modalidade de pesca esportiva praticada por nós é proibida. Praticamos um mix de pesca, sendo de espera e iscas “vivas” para os peixes como Pintados, Capararis, Pirararas e de artificiais para os Tucunarés, Apapás e Cachorras e sempre que estávamos parados em busca dos peixes de couro o Junior montava um Jig e ficava insistentemente tentando fazer algumas capturas e devido à insistência e persistência obteve grande sucesso. Com a insistência e capturas do Junior também tentávamos e vez ou outra capturávamos peixes com Jig de fundo e ou artificiais na meia-água.
Nosso amigo China não deixa por menos e também captura uma linda Cachorra no Jig. Nessas paradas e espera na tentativa de capturas dos peixes de couro aproveitávamos para tomar umas cervejas, contar historia de pescarias passadas, reforçar laços de amizade e certamente contemplar a natureza. Entre uma historia e outra, mudávamos de ponto constantemente e em uma dessas mudanças e no primeiro arremesso o China captura uma linda Cachara na isca “viva” e depois de uma boa briga a menina posa para a sessão de fotos.
Vez ou outra, arremessando com Tuvira para a correnteza no meio do Rio conseguíamos capturar as briguentas e velozes Cachorras e esporadicamente Corvinas. O local definitivamente é maravilhoso, com uma fauna e flora exuberante. Mas, também de muitos peixes e durante a pescaria fizemos muitos dubles de bons peixes. Os finais de tarde e início da noite eram especiais, visto a expectativa e maiores possibilidades de capturarmos os grandes de couros.
Em um desses finais de tarde já no inicio da noite entre uma cerveja e outra, escuto a som da carretilha em disparada e logo confirmo a fisgada, o Valdecir que estava conosco no barco, observando a tomada de linha inicial e a vara praticamente dentro d’água, ligou o motor e partiu em disparada para o meio do Rio, e após uma intensa briga uma linda Pirarara chega ao lado do barco para nos alegrar. Após a sessão de fotos, exercemos o nosso dever de cidadão, pescador esportivo e de consciência ecológica, devolvendo o exemplar ao seu habitat para que outros pescadores possam visitar esse excelente local e ter a sensação nas mãos em capturar um grande peixe. Amigos não deixem de conhecer este local e em especial a Pousada Vale do Cachara e as belezas do Rio Guaporé no estado de Rondônia.
Aproveitamos a oportunidade para agradecemos ao Valdecir, todos da pousada, ao Secretário de Turismo da cidade e a todos vocês amigos e leitores do Fishingtur.
Texto por Silvio Leme Fotos por Marcio, Silvio, Junior e China
Um grande abraço amigos!
Silvio Equipe Fishingtur
#RioGuaporé #PousadaValedoCachara #Rondônia #Natureza #Viagem #Adrenalina #Emoção #Alegria #Pescaria #Amigos