Pesqueiro Angatu – Mais uma ótima opção para o pescador do interior paulista


Local: Pesqueiro Angatu – Piratininga – SP

Olá, meu nome é Diego Ferreira, tenho 24 anos e redescobri o prazer de pescar à dois anos devido a insistência de um amigo que sempre me convidava. De la para cá, sempre que posso freqüento os pesqueiros da minha região.

Conheci o Pesqueiro Angatu em dezembro de 2009, por indicação de um amigo. Faziam apenas 6 meses que eu havia redescoberto a pesca esportiva. Antes freqüentava outros pesqueiros, onde tive o prazer de pegar muitas pirararas, pintados e cacharas. Mas eu sentia que ainda faltava alguma coisa, e essa falta me fez correr atrás da força e dos maravilhosos ataques na superfície que só o tambaqui proporciona. Verifiquei qual seria o melhor equipamento (que estivesse ao meu alcance), aprendi o sistema de bóia cevadeira usado na captura do peixe e parti para o Angatu com meu amigo e parceiro de muitas pescarias Marco Aurélio (Kinho). Nesse dia choveu muito, tanto que a chuva parecia vir até do chão e mesmo encharcados conseguimos capturar alguns exemplares.

Todos esses peixes foram fisgados na superfície, no centro do lago, utilizando o sistema de bóia cevadeira, chicote de 1,5m, bóia nº 0 e anzol chinu. Os tambaquis procuram ficar ao redor de ilhas e estruturas. É uma pescaria que exige muito braço, tanto para ficar arremeçando o tempo todo quanto para agüentar as duradouras e incansáveis brigas que esse peixe proporciona.

Me apaixonei pela pescaria de tambaquis assim como a de pirararas e pintados e procurei aprender mais sobre o comportamentos desses peixes enriquecendo o meu conhecimento e aperfeiçoando minhas técnicas. Nesse período pesquei bons tambaquis de 11 a 17kg em outros pesqueiros mas sempre que procuro uma pescaria com mais resultado no que se diz respeito a quantidade vou até o Angatu. E o resultado é sempre o mesmo:

O Angatu é um espaço ecológico que conserva a fauna e a flora do local que possui 96.000 metros quadrados. O Angatu atua no ramo da gastronomia, lazer, pesca esportiva e ecoturismo. O ambiente transmite tranquilidade e paz. Aqui pode-se fazer trilha, programar piquenique, praticar esportes, pescar, almoçar em meio a natureza entre outras coisas.

A culinária é especial aqui no Angatu. O ambiente é tranquilo, possui uma grande área para as crianças brincarem enquanto seus pais conversam e fazem as refeições. Só toca música MPB com o volume baixo para não incomodar os clientes.

O cardápio (A La Carte) sugere pratos apetitosos com alimentos frescos e saudáveis, causando combinações deliciosas e aprovadas.

A hospitalidade e o atendimento da casa convidam para longas refeições, mas é do cardápio que surge o convite irrecusável para os sabores. Os peixes, que são a especialidade da casa (salmão, bacalhau, tilápias diversas, frutos do mar) e carnes (cordeiros, filé mignon e outros), sempre servidos em porções generosas, completam o cenário para se desfrutar sem pressa dessa experiência gastronômica.

O Angatu – que em tupi-guarani tem o significado de bem estar, felicidade, alma boa – tem como objetivo oferecer a você e sua família um espaço com muito verde, muita água, pássaros e animais. Neste ambiente as pessoas podem apreciar uma boa gastronomia em contato com a natureza, pescar, caminhar, e manter-se em paz. Esse é o propósito do pesqueiro.

O pesqueiro possui um grande parque infantil, com muitos brinquedos, dispostos sobre a areia, próximos ao habitat de alguns animais como coelhos, tartarugas e papagaio. Neste espaço, as crianças podem brincar em gangorra, casinha, mini arvorismo e muita, muita terra, sombra e água fresca, diminuindo assim o déficit de natureza.

Todos os peixes foram capturados com anzol sem fisga, equipamento adequado, pesados dentro do passaguá, fotografados e devolvidos imediatamente à água.

Grande abraço a todos e ao Marcio, obrigado pela oportunidade.

Diego Ferreira

AGREDECIMENTOS

Pesqueiro Angatu Km 2,5 do acesso 359 da SP 294 Rod. Comte. João Ribeiro de Barros, Piratininga/SP

#pesca #pesqueiro #angatu #tambaqui