Pesqueiro Cantareira – Dentro da capital paulista, uma ótima estrutura para a família e para o pesca


Local: Pesqueiro Cantareira – São Paulo – SP Data: Outubro de 2009

Olá amigos

Hoje fui pescar no Pesqueiro Cantareira, na zona Norte da cidade de São Paulo. Um ótimo pesqueiro por sinal.

O pesqueiro tem 3 lagos de bom tamanho. Sendo um com muitos redondos, pintados que chegam a 25 kilos e tilápias que ultrapassam os 5 kilos.

O segundo com muitas carpas cabeçudas que passam dos 30 kilos e tilápias.

O terceiro lago com todos os tipos de carpas, pacus, tambacus, catfish e muitos dourados que passam os 10 kilos.

Cheguei no pesqueiro as 11:00 da manhã, montei um equipamento só com Bóia Cevadeira Barão com um chicote de 2 metros, bóia de tilápia e um coquinho como isca. No primeiro arremesso vem para a foto o primeiro pacu.

No segundo arremesso outro pacu, os peixes estavam bem ativos. Era jogar a bóia e eles atacavam. Meu amigo Fabio Mauro e leitor do site também pegou esse belo pacu…

Peguei muitos pacus quase todos do mesmo porte. Os tambas resolveram não atacar minha isca. Meu amigo Mishiba também fisgou muitos pacus, e também fisgou esse belo tambacu que foi para a foto. Esse pesqueiro é um dos poucos que você pode chegar até ele de ônibus. O ponto final do ônibus Vila Rosa que sai de Santana é na porta do clube, muito bom para aquele que não dirigi ou não tem o seu automóvel.

O pesqueiro também possui um lindo parquinho para a criançada montado pela dona do pesqueiro, a Fátima. O pesqueiro está localizado no pé da serra da Cantareira, o contato com a natureza é constante. Tucanos, plantas e macacos sempre acompanham os pescadores.

Voltando a pescaria e como o dia era dos pacus e todos do mesmo porte, peguei algumas fotos que o funcionário do pesqueiro tirou nos últimos dias.

Infelizmente o uso do alicate ainda é comum por aqui, mas não é por maldade e sim por falta de informação.

Segue fotos tiradas por um funcionário do pesqueiro dias atrás. Infelizmente o alicate está sendo usado. Em alguns casos de forma até que correta, mas em outros de forma bem errada.

ALICATE PEGA-PEIXE - Quando e Como usar corretamente:

Vamos mostrar abaixo em quais situações podemos ou não usar o alicate pega-peixe sem prejudicar o peixe.

Como sabemos, jamais devemos usar esse tipo de alicate em carpas, peixes de couro ou redondos de grande porte, assim como em matrinxãs, piracanjubas, piraputangas e dourados.

O uso desse alicate se deve somente em condições em que o peixe está com iscas artificiais e garatéias na boca. Neste caso prevalece a sua segurança, mas sem prejudicar o peixe.

Em outros casos, pescadores com pouca experiência, podem até usar o alicate segurando-o de forma correta. Melhor assim do que deixar o peixe cair no chão ou se deixar morder pelo peixe.

O ideal no caso das artificiais é apenas segurar o peixe pela boca com o alicate, trazê-lo até a margem ou encostado no barco, retirar a garatéia e liberar o peixe, ou segura-lo com a outra mão deixando todo o seu peso em sua mão e nao no alicate que está na boca.

A foto abaixo é de