Pesqueiro Santa Clara - Conheça este ótimo pesqueiro

Local: Pesqueiro Santa Clara - Santa Bárbara do Oeste - SP Data: 17 de março de 2014

Nossa equipe foi convidada pelo proprietário Emerson a fazer uma visita ao Pesqueiro Santa Clara e prontamente marcamos uma data e seguimos para a cidade de Santa Bárbara do Oeste.

Eu(Marcio David) e o Saulo saímos de São Paulo bem cedo, por volta das 5h da manhã, seguimos pela Rodovia dos Bandeirantes até o Km 133, onde pegamos a saída para a Rodovia Luís de Queiroz, sentido Santa Bárbara e Americana, Estando na Rodovia Luís de Queiroz, pegar a segunda saída para Santa Bárbara e seguir até a entrada da estrada de terra para o pesqueiro a esquerda.

Assim que chegamos fomos muito bem recebidos pelo Emerson e sua esposa, e durante um belo café da manhã, batemos um papo sobre os peixes e logo seguimos para a margem oposta ao restaurante, local que a sombra predomina durante todo o dia. O pesqueiro é muito bonito, muito limpo e organizado. Hoje conta com lagos para a pesca esportiva e um lago para a pesca por taxa.

Com os equipamentos montados começamos a pescaria. Tivemos a companhia do funcionário Fernando que nos deu muitas dicas do local e pescou com nossa equipe boa parte do dia. No dia anterior, conversei um pouco com a Poliana Cristina, uma amiga que frequenta o pesqueiro e me passou algumas dicas.

Começamos pescando com as Bóias Cevadeiras Barão com chicotes de 2 metros de linha mono 0,50m com anteninhas de eva/miçanga ou com chicotinhos de 50cm com anzol chinú 9 e uma ração na pinga, sempre com muitas ações e peixes fisgados. O Fernando fisgou alguns exemplares usando uma tilapinha viva na bóia.

O que nos chamou e muito a atenção além da quantidade de peixes que sobe na ceva, é a briga e a força dos peixes, mesmo os pequenos exemplares brigam muito. Segundo o proprietário, a diferença está na saúde dos peixes. Aqui os Tambas tem os rabos e nadadeiras inteiras, sem rasgos ou faltando pedaços e isso influencia e muito na briga. Os passaguás usados no pesqueiro Santa Clara são de malha fina, não causando danos aos peixes. O resultado final são peixes sadios e inteiros, ou seja, mais fortes.

Ao nosso lado deixamos dois conjuntos armados com tilápia viva bem próximo a margem, deixando a vara no suporte a 45 graus e a linha apenas esticada com a isca na superfície, isso a mais ou menos a 30...50cm da margem. A tilapinha ficava nadando e se batendo na superfície e quando menos esperávamos as explosões até nos assustava, aí era correr e brigar com as danadas. Foram muitas cachapiras e Jundiás neste sistema.

Ainda antes do almoço, fisgamos mais alguns tambacus e uma matrinxã, estes na salsicha flutuando no meio do lago. Depois seguimos para um belo almoço servido pelo Emerson e sua esposa.

Depois do almoço, pescamos por 30 minutos no segundo lago do pesqueiro e fisgamos dois Jundiás na tilapinha viva e dois piaus com ração. Um lago pequeno, porém, com muitos peixes. Vale pena brincar.

De volta ao nosso QG no lago principal, armamos as varas na margem com as tilapinha e continuamos a brincar com a cevadeira. Digo brincar porque a pescaria aqui no Santa Clara é uma festa de tantas ações na cevadeira. O peixe subiu o dia todo, sem parar.

A cada arremesso era uma ação, ora nos evas, ora na ração, ora na salsicha, praticamente não se tinha arremessos perdidos. E até na varinha de bambu tive boas ações com a Massa Paturi Carnívora, fisgando bons Jundiás.

Ainda na varinha de mão, eu fisguei um bonito cascudo e o Saulo trouxe um velho Bagre Africano no eva, por incrível que pareça. Depois, os tambacus predominaram na ceva e nas fisgadas.

Como vocês estão vendo, a pescaria aqui no Pesqueiro Santa Clara é de cansar o braço, muitas ações durante todo o dia. No final da tarde as ações aumentaram ainda mais e os evas só saíam da água na boca dos tambacus e enquanto isso eu ainda fisguei outro jundiá e uma carpa na varinha de bambu.

Fechamos nosso dia com mais alguns exemplares fisgados nos evas e na varinha de bambu.

Agradecemos ao Emerson, sua esposa e ao Fernando pelo maravilhoso dia e pela ótima pescaria e com certeza em breve voltaremos em busca das grandes carpas cabeçudas e das pirararas que estão neste lago.

Pesqueiro Santa Clara Sitio Toledinho, s/nº - Santa Bárbara Do Oeste - SP Tel: 19 99604 7717 / 99747-1145