
Pesqueiro Xiko Karpa - Muitos lazer e pescaria
Local: Pesqueiro Xiko Karpa – Ibiúna – SP
Olá meus amigos!
Esta última semana, nossa equipe passou dois dias no Pesqueiro Xiko Karpa, na cidade de Ibiúna-SP.
Essa pescaria foi marcada por muitos peixes, uma estrutura maravilhosa e por curiosidades que vocês vão ver a seguir. Como sempre, optamos em usar materiais bem diversificados e iscas como a salsicha, massa, massa fedida e ração. No sábado de manhã, fisgamos apenas alguns peixes de pequeno porte, como carpas espelhos e catfishs.
Um amigo pescador que estava ao nosso lado fisgou uma linda Carpa Cabeçuda de aproximadamente 18kg. Promessas de uma boa pescaria.
Deixamos a pesca de lado e fomos conhecer o Haras Bom Caminho. O responsável pelo haras é o Aurélio e o telefone é (15) 3241 1369 Esse haras presta serviços ao Xiko Karpa com os passeios a cavalo.
Fizemos um lindo passeio por trilhas de mata fechada e montanhas, com um visual maravilhoso. O passeio é feito com monitores, os quais nos levaram para andar por toda a região. De volta ao pesqueiro, depois de almoçar no Restaurante Dmoum Sabotes que fica dentro do próprio Xiko Karpa, voltamos para a pescaria. Restaurante com excelentes pratos.
Alguns Tambacus de pequeno porte foram fisgados até que minha vara de ação extra-leve com carretilha e linha 0,28mm envergou de uma forma absurda. A nossa fotógrafa fisgou e passou o equipamento pra mim.
Esse peixe foi fisgado as 17:30h Logo depois, meu pai fisgou um belo Tambacu e a Renata fisgou uma Carpa Cabeçuda. Eu ainda estava brigando com o tal peixe. Só passei a vara a eles para poder registrar o peixe do Adimir.
Eu só passei a vara para outros pescadores ajudarem, enquanto eu tirava as fotos com os outros peixes.
As 19h, depois de 1:30h de briga, meu pai fisgou outro Tambacu e o Rafael tirou foto com esse tambacu.
A expectativa era geral. A curiosidade tomava conta de todos ali presentes. Uma enorme platéia aguardava o peixe que já estava brigando por 2 horas.
As 20:30, com 3 horas de briga, passei a revesar com outros companheiros de pesca que ali estavam, pois meu braço não aguentavam mais.
O peixe chegava perto do barranco uns 3 metros e corria uns 15 pro meio do lago. Não cansava de jeito nenhum.
Foi aí que tivemos a idéia de pegar o barco e ir atrás do peixe, pois no meio do lago seria mais fácil de embarca-lo. E foi o que fizemos. Entramos no barco e brigamos com o peixe por mais 25 minutos.
Exatamente as 20:55 o peixe se rendeu. Foram 3:30h de briga e tiramos um belo Tambacu de 11kg. Nós estávamos pensando que o peixe era bem maior, mas levando em consideração que o equipamento era muito leve, a esportividade foi nota 1000.
Sem falar que durante nossa pescaria embarcada para tirar o peixe, caiu um temporal de 15 minutos. Foi bem engraçado.
Agradeço ao Rafel e ao Gil pela ajuda.
Os tambacus foram fisgados no fundo com massa fedida Mafish. As Carpas Cabeçudas cm massa de banana com mel e chuveirinho de 20 a 40cm de profundidade.
Depois disso,…. hora de dormir. Nossa equipe ficou alojada no Hotel de Barracas do Xiko Karpa. As barracas são muito grandes e toda equipada. Até luz tem. Realmente é muito aconchegante. Vale a pena conhecer.
Na manhã seguinte, começamos a pescar logo cedo. Escolhemos o lugar mais fundo do lago e começamos a fisgar belas matrinxãs de até 3kg, todas com salsicha flutuando.
Um rapaz fisgou um belo Dourado de 5kg e eu perdi um de mais ou menos 3,5kg, pois a linha estourou.
Como não podia faltar, as Cacharas apareceram na superfície. Foi só arremessar uma salsicha flutuando pra começar a festa.
Fisguei bons exemplares, usando anzol chinú bem pequeno com ração flutuante úmida. Um pouco antes de ir embora, ainda fisgamos uma Cabeçuda e uma Carpa Capim.
Gostaria de agradecer ao Roberto Perfeito e ao Rafael por toda a receptividade com nossa equipe e pela companhia na briga com o Tambacu de 11kg no barco.
Agradeço também ao pessoal do Restaurante pela qualidade da comida e pelo ótimo café da manhã. E finalmente agradeço ao Aurélio do Haras.
Um Abraço
PARCEIROS E APOIOS
Centro de Lazer Xiko Karpa