Clube Pescar – A hora e a vez das artificiais e das Grandes Pirararas (Parte – 3)

Local: Clube Pescar – Luziânia – GO

Data: 29 de Abril de 2012

Olá amigos leitores!

Nesse relato vamos descrever a última parte da pescaria realizada por nossa equipe no Clube Pescar, localizado na cidade de Luziânia – GO que fica aproximadamente 60 quilômetros de distância de Brasília no Distrito Federal. A aventura ocorreu no final do mês de abril de 2012 durante o feriado prolongado do dia do trabalho e teve a minha participação (Silvio Leme) do Marcio David, Junior e Rogério Rodrigues, os aventureiros do Cerrado. Conforme acompanharam na matéria Parte 2, encerramos o nosso excelente dia de pescaria na modalidade 100% cevadeira e conseguimos obter uma grande quantidade de capturas dos peixes chamados redondos (Tambacu, Tambaqui, Pacu, Patinga e Tambatinga). Todavia, no Clube Pescar também é morada de grandes exemplares de Pirararas e nossa equipe ainda não havia capturado nenhum exemplar do “rabo vermelho” e resolvemos intercalar a nossa noite com descanso nas barracas armadas ao lado do lago e tentativa de capturar as Pirararas. A noite para as Pirararas começou bem e nossos vizinhos de quiosque conseguiram rapidamente 2 (dois) bons exemplares com a isca de queijo minas. Essa isca é bem produtiva no Clube Pescar para as Pirararas e com essas 2 (duas) estava aberta a contagem!!!

Pirararas dos amigos Pescadores do Clube Pescar

Um dos meus equipamentos, iscado com salsicha de fundo 3 (três) metros da margem dispara o alarme e em segundos confirmo a fisgada, mas nada do peixe “pesar” e ou, ocorrer à tomada de linha como é peculiar as Pirararas e rapidamente identificamos se tratar de uma Tambatinga que devido ao porte do equipamento logo se entregou. O Junior e o Marcio que montaram um equipamento leve com salsicha boiando/flutuando capturam um Tambacu e uma bonita Pincachara respectivamente e fomos todos para as fotos.

Tambacu, Tambatinga e Pincacharra Junior, Silvio Leme e Marcio David

Após um merecido banho e jantar, seguimos para o descanso nas barracas e deixamos os equipamentos “pesados” armados à beira do lago com os alarmes acionados e caso alguma Pirarara resolvesse nos visitar teríamos o despertador das carretilhas para nos acordar e não demorou muito (+ ou – 1 hora) e o tradicional som que os pescadores tanto adoram dispara, e eu em disparada saio da barraca e um dos meus equipamentos, iscado com cabeça de Tilápia, já estava com pouca linha devido a grande corrida inicial do peixe o que denunciava ser uma Pirarara, e quando confirmo a fisgada percebi que finalmente a do “rabo vermelho” apareceu. Nesse momento, o Marcio também já estava ao meu lado e apesar de ser um grande exemplar, estava com equipamento adequado e no Clube Pescar não tem enrosco no lago e 10 minutos depois o grande exemplar pousa para as fotos. Exemplar Gigante!!!

Pirarara Silvio Leme

Alegria geral na equipe Fishingtur, felicitações pela captura e retornamos para as barracas e exatos 40 minutos depois, mais um alarme dispara e eu novamente em disparada saio da barraca e observo o equipamento do Rogério, iscado com Guelra de Tilápia quase bebendo água e imediatamente confirmo a Fisgada e chamo o Rogério para a “briga” com o peixe, e pelas tomadas de linha constantes observamos se tratar de mais um bom exemplar que minutos depois não resistiu e também estava nos braços do Rogério para a sessão de fotos. Exemplar Monstro!!!

Pirarara Rogério Rodrigues

Conferimos as iscas o Rogério recoloca a mesma guelra e a deixa no mesmo local (3 metros da margem) e novamente todos se recolhendo nas barracas e acreditem 30 minutos depois, disparo de alarme e desta vez apenas fiz a abertura do zíper da Barraca e observei o mesmo equipamento do Rogério tomando linha e desta vez apenas disse: Rogerião é sua amigão!!! Após muita briga mais um lindo exemplar aparece para alegrar a nossa madrugada e saio em uma das fotos com o Rogério. Vamos Fishingtur!!!

Após a segunda Pirarara do Rogério, o mesmo ritual de analisar/refazer as iscas e voltamos para as barracas (individual) para continuar descansando e umas 2 horas depois quase no final da madrugada outro som de alarme e deste vez mais distante e apenas ouvi o Junior gritando Ah mulequeeeeee.... e quando sai da barraca observei o peixe ainda com o alarme ligado tomando muita linha, demonstrando ser mais um grande exemplar que habita os lagos do Clube Pescar o que acabou se confirmando 10 minutos depois quando a grande Pirarara se entregou, capturada novamente na cabeça de Tilápia. Mais um exemplar Gigante!!!

Pirarara Junior

Para essa aventura os integrantes da equipe Fishingtur utilizaram para os Tambacus, Tambaquis e Pincacharas varas de 1,90 m até 2,10 m, com carretilhas de perfil baixo comportando um mínimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.37/0.40 mm e as tradicionais e consagradas Boias Barão (Foguete e cevadeira) de 55/65 gramas. Para as Pirararas, utilizamos varas de 40/60 libras de tamanho de 2,10 m até 2,40 m, carretilhas de perfil alto tamanhos 6500/7000 comportando um mínimo de 100 metros de linha monofilamento de bitola 0.62/0.70 mm e anzol 7, 8 e 9/0 direto na linha (sem encastoado). As iscas mais utilizadas foram os Eva’s e miçangas com anzol Wide Gap 2/0 (maior produtividade na cor café com leite) o “Beijinho” e a ração Labina na superfície e ou na meia-água, com anzol 2/0 e 4/0 haste longa e anzol offset 2/0 (BlackBass) para a salsicha boiando/flutuando. Para as Pirararas utilizamos como isca a cabeça, guelra de Tilápia e queijo. Após essa Pirarara do Junior ficamos acordados e esperamos pelo dia amanhecer. A temperatura estava agradável, sem vento e céu entre nuvens com condições ideais para iniciarmos a pescaria com cevadeiras.

Lago do Clube Pescar

Diante dessas condições, iniciamos imediatamente uma pequena ceva no meio do logo e em questões de minutos observamos grandes explosões e rapidamente muitos redondos foram capturados pela equipe Fishingtur e entre eles um que seguiu para foto literalmente dentro do lago. Esse lugar é demais na modalidade de boias cevadeiras!!!

Tambacus Junior e Silvio Leme

O Marcio veio logo na sequencia com um lindo exemplar de Tambaqui que tomou muita linha e quase trombou na margem oposta do lago, esse peixe “briga” muito.

Tambaqui Marcio David

Na soltura desse peixe do Marcio o Cássio nos informa que o Café da manhã estava sendo servido no restaurante e aproveitamos para repor as energias e durante o rápido café decidimos que no retorno iríamos tentar as Pirararas no Lago III, que apesar de não estarem com tamanho avantajado existem em grande quantidade e nossa equipe não perdeu tempo e capturou vários exemplares e os Marcio ainda conseguiu um duble.

Pirararas Marcio David e Silvio Leme

Festa garantida com as Baby’s Pirararas retomamos a nossa pescaria dos redondos com cevadeira e eles continuavam extremamente ativos, bastava as boias caírem na água para termos bons exemplares fisgados e os Eva’s e miçangas na cor café com leite estavam obtendo os melhores resultados.

Tambacus Junior, Silvio Leme e Rogério.

Vejam nas fotos abaixo a sequencia com a Boia cevadeira (grande/vermelha) e a boia guia (pequena/verde) e observem a explosão de um enorme Tambaqui com a boia guia “sumindo” e esse peixe depois de fisgado “brigou” muito com grandes corridas e tomadas de linha, mas não resistiu e se entregou aos braços da equipe Fishingtur.

Tambaqui Silvio Leme

Nosso amigo Jerônimo frequentar assíduo do Clube Pescar estava no local com sua esposa e também capturou belos exemplares e, em um deles fomos juntos para a foto.

Tambaqui Jerônimo, com Silvio Leme e Junior.

A pescaria com as iscas artificiais são bem produtivas e o Marcio e o Junior tiraram 2 horas para praticarem essa modalidade no Lago II e com iscas de sub superfície, meia-água e Jigs com varas de 17 libras conseguiram capturar grandes exemplares de Matrinxã e Tucunarés e por volta das 13h00min encerramos a nossa pescaria. Que lugar 10!!!

Lembrando que o uso de iscas artificiais é permitido mediante a troca das garatéis por anzois únicos.

Marcio e Junior na pescaria com as iscas artificiais.

O Clube Pescar é dotado de 3 (três) bons lagos para a prática da pesca Esportiva que habitam uma grande quantidade e variedades de peixes entre eles, os famosos redondos (Pacu, Tambacu, Tambaqui, Tambatinga e Patinga), Tucunarés, Tilápias, Matrinxã, Dourados, Cacharas, Pincacharas e a não menos famosa e conhecida Pirarara e vejam abaixo com detalhes em foto aérea os locais que pescamos e fisgamos os peixes.

Localidade onde pescamos e fisgamos os peixes

Amigos, pela proximidade com a Cidade de Brasília e pelo potencial desse pesqueiro, muito em breve o Fishingtur em parceria com o Clube Pescar estará promovendo algumas viagens de grupos fechados para que o amigo leitor tenha a sensação de pescar nesse local e fazermos juntos uma ótima pescaria. Não deixem de acompanhar as nossas reportagens e aguardem por novidades!!!

Gostaríamos de deixar um grande abraço a todos os amigos pescadores e leitores do site Fishingtur, aos funcionários do Clube Pescar e um abraço especial ao Cássio pela simpatia e atendimento fornecido para nossa equipe e pela confiança em nosso trabalho.

Silvio Leme e Marcio David Equipe Fishingtur

Fotos: Marcio David, Silvio Leme, Junior e Rogério Rodrigues Texto: Silvio Leme e Marcio David Edição: Marcio David

Clube Pescar

#ClubePescar #Goiás #Luziânia #PescariadeGigantes #Aventura #Emoção #Adrenalina #Redondos