• Washington Praxedes

Pesqueiro Castelinho – Pescaria com os amigos e grandes peixes

Local: Pesqueiro Castelinho - São Pedro - SP Data: 12 e 13 de Março de 2011 Olá amigos, Retornamos para um dos pesqueiros que consideramos um dos melhores do Brasil, trata-se do Castelinho Pesca & Lazer situado em São Pedro-SP, localizado aproximadamente 200 km da capital. Combinamos a pescaria uma semana antes com os seguintes amigos participantes: Anderson (Tico), Silvio (eu), Reinaldo e nossos sobrinhos Gabriel e Paulinho respectivamente. A data escolhida foi o final de semana de 12 e 13/03/2011. O Reinaldo saiu bem cedo de São Paulo e chegou por volta das 07h00min h., da manhã de 11/03. Nós chegamos somente no final da noite após uma espera de mais de 2 horas, devido à destruição da ponte na entrada da Cidade de Águas de São Pedro, ocasionada pelas fortes chuvas de verão, e a passagem dos veículos estão ocorrendo por uma ponte improvisada. Mas, nada que atrapalhasse o nosso bom humor e grande vontade de enfrentar as grandes Pirararas e Redondos que habitam os lagos do Castelinho. Na chegada, ainda na recepção, fomos recepcionados pelo Reinaldo com ótimas noticias, visto que, ele e o Paulinho haviam capturado algumas Pirararas e Tambas de bom porte. A adrenalina subiu, mas a chuva não dava trégua, assim, montamos nossos equipamentos e resolvemos descansar para travar a “batalha” com os gigantes no dia seguinte. O Paulinho que chegou antes com o Reinaldo iniciou a contagem com a captura de uma boa Pirarara. Na seqüência Paulinho captura o primeiro Tamba com a isca “beijinho” e foguete das Bóias Barão com chicote de 2 m. Esse garoto está “mandando bem” e certamente será um grande pescador, por enquanto, foto com os grandes peixes (como os escorregadios Tambas) somente no colo e sentado em cadeira. Dia seguinte amanheceu sem chuva e logo pela manhã começamos na modalidade que mais gostamos de praticar em pesqueiro que é pescaria com bóias cevadeiras. Mas, os grandes Tambas não deram as caras e raramente subiam para comer na superfície. O dia estava propício para esse tipo de pescaria, com pouco vento e céu nublado, mas mesmo assim nada conseguimos além de pequenos pacus que não tiramos fotos. Diante deste cenário partimos para as bóias conhecidas como “foguetes”, variando as iscas (beijinho, ração na pinga, guabizão, minhocoçu, entre outros….) e altura dos chicotes entre 50 cm até 3 metros e começamos a capturar alguns peixes. Mas, é o Paulinho (não falei que o menino vai ficar bom) que engata e depois de muita briga consegue ter nos braços um Tamba de respeito com ração na pinga e chicote de 2 m. Um bonito peixe e novamente Paulinho sentado na cadeira e peixe no colo. Na seqüência o Reinaldo captura uma bonita Pirarara que fez muita força em direção ao píer, mas após alguns minutos de briga e habilidade do Reinaldo a grande Pirarara vem para a foto. Após a grande Pirarara, o Reinaldo arremessa no mesmo local e em menos de 5 minutos estava novamente travando outra batalha com mais uma Pirarara, essa um pouco menor, mas que brigou demais….. Diante do sucesso do Reinaldo com 2 Pirararas, arremessei bem perto do píer, e também obtive sucesso com a captura de uma das boas e saiu o tradicional grito “vem ni mim preta veia” rs………. Foi uma alegria geral em todos com as 3 Pirararas em seqüência. Logo após, ainda comemorando o sucesso com as Pirararas chega o nosso amigo Roberto (mais conhecido no Castelinho como Robertinho) que trabalha há anos no Pesqueiro, sendo um amigo de longa data. Notem na foto abaixo, que ele se parece muito com o Anderson eu diria até que são irmãos Gêmeos….. rs……. Esse Robertinho é gente boa demais!!!! Após uma parada para um longo bate-papo com o Roberto, retomamos a pescaria e foi à vez dos Tambas aparecerem. Nosso amigo João, também estava nesse mesmo final de semana, pescando com a Gisele e o Ítalo e capturaram grandes peixes, e abaixo seguem algumas fotos. Valeu, João Gisele e Ítalo, grande abraço para vocês e parabéns pela Pescaria!!! Apesar de não estarmos obtermos muito sucesso com as cevadeiras, ainda conseguimos durante a tarde capturar poucos, mas bons Tambas nessa modalidade. Lembrando sempre amigos, que devemos ter extremo cuidado com os peixes e a utilização do passaguá, anzol sem farpa e acomodação do peixe na grama para retirada do anzol antes das fotos/soltura é fundamental. Ao cair da noite, fizemos um pedido de Pizza para o Jantar, isso mesmo, no Castelinho você pode solicitar uma Pizza e ou Lanche que a entrega no horário combinado será na beira do lago. Show de bola e mais comodidade que isso impossível!!!! Depois das Pizzas ocorreu a partida do Reinaldo com o Paulinho e nos fomos para o merecido descanso e na manhã seguinte o garoto Gabriel abre a contagem com um bom tamba. Esse meu sobrinho está ficando o Bicho e é difícil tirá-lo do lago na hora de ir embora. Na seqüência eu e o Anderson fisgamos simultaneamente e engatamos um double. O meu era um tamba (saiu rapidamente) e foi para a foto e soltura. O Anderson capturou mais uma Pirarara de nossa pescaria que apesar de não ser das grandes travou uma boa briga. Após o double, fui conversar com alguns amigos e aproveitei para tiras algumas fotos (observem a beleza do lugar) das placas espalhadas pelo pesqueiro, informando sobre as novas regras que estão valendo no Castelinho, entre elas, a proibição de pescar do Píer, limite de 3 varas por pescador e locais dedicados para montar as barracas de acampamento. Posso dizer com toda certeza que essas novas regras contribuíram para manter o local ainda mais agradável e organizado. No retorno utilizando cevadeira capturei um bom tamba que na sessão de fotos praticamente me jogou dentro d’água, sendo assim, foto na água com o Tambão. Bem amigos, esse é um breve relato e registro dessa pescaria entre amigos em um dos lugares que mais gostamos de estar e que sempre somos bem recebidos e muito bem tratados. Não tenho palavras para agradecer a hospitalidade e o atendimento dos funcionários do Castelinho Pesca & Lazer, principalmente ao Roberto e Orlando.

Gostaria de agradecer também, a todos os amigos que participaram dessa pescaria e matéria e em especial aos garotos Gabriel e Paulinho que certamente serão grandes pescadores. Foi um final de semana muito agradável, com muitos peixes, risadas e o tradicional companheirismo que margeia os pescadores. Um grande abraço da família Fishingtur para todos os amigos, e ficamos a disposição através dos canais abaixo para dúvidas e ou necessidades de demais esclarecimentos. Silvio Fishingtur AGRADECIMENTOS Pesqueiro Castelinho

#FISHINGTUR #PESQUEIRO #PESCAESPORTIVA #PESCARIA #PESQUEESOLTE

#PESCA #FISHING #TAMBAQUI #TAMBACU #PESQUEEPAGUE #SPORTFISHING #PESCABRASIL #CLUBEDEPESCA #ANZOLSEMFARPA #PIRARARA #PEIXESDECOURO