Recanto da Matrinxã - Dia de surpresa e recorde pessoal
Local: Recanto da Matrinxã - Goianira Goias
Data: 08 de Maio de 2021
Saudações leitores, nosso integrante Praxedes realizou uma excelente pescaria no Recanto da Matrinxã, pesqueiro que já é consagrado entre os amantes da pesca esportiva.
Estamos no outono e a temperatura já começou a cair nos termômetros aqui da região e os ventos também vieram junto para dificultar nossa pescaria de superfície, porem nessa época temos algumas iscas que podem salvar e fazer a diferença no dia de pesca.
Pela manha, o vento dificultou bastante, poucas ações de tambas na superfície, resolvi montar um equipamento de espera composto por molinete Daiwa Exceler LT 4000, vara Lumis Infinity 6´6 de 15-30 lbs e linha Dourado 0,40 mm monofilamento. Usei como isca massa Tilatamba do nosso parceiro Paturi, sendo uma ótima opção de isca em dias com vento.

Deixei a vara no suporte e a isca a 1,5 metro do barranco, nao demorou muito escutei o molinete cantando, vara envergada e muito linha ja tinha sido tomada. Meu primeiro pensando era que poderia ser um peixe de couro, pois tomou linha para a margem oposta do lago. Após alguns minutos, comecei a achar diferente a briga do peixe e não estava conseguindo distinguir o que poderia estar na linha, quando o peixe subiu e revelou sua imagem, fiquei surpreso! Era uma bela e gigante Curimba ou Papa-terra. Sem exitar fui logo conferir o peso na balança e para a minha felicidade era um exemplar de 10 kg.

Registrei algumas fotos e devolvi para vida esse peixe lindo, que em particular eu desejava muito fisga-lo pois desse tamanho é difícil encontrar e são muito manhosos. Salve registrar que no Recanto da Matrinxã tem exemplares maiores e que é um dos pouquíssimos pesqueiros onde podemos pescar essas belas Curimbas gigantes.
Após o almoço, que diga-se de passagem, a comida servida no Recanto da Matrinxã é maravilhosa, montei um equipamento para pescar com o robozinho no estilo goiano. Usei uma vara Intergreen Jaspe de 12-30 lbs de 6´9. No conjunto coloquei a carretilha Shimano Curado 200e7, linha Calema Xtreme 0,35 mm monofilamento. Realizo essa pescaria cevando a ração com a mão, logo quando os peixes começam a comer arremesso o robozinho no meio da ceva. Os peixes estavam manhosos mas entre uma ação e outra de tambas pequenos, teve uma explosão na isca e uma tomada de linha muito forte, logo vi que era um brancão, valente demais deixou meus braços cansados. No momento de registrar as fotos, percebi uma particularidade deste tamba, em meio as suas escamas claras, ele tem uma "mancha/pinta" que nada mais é do que escamas escuras.

Realmente muito bacana e diferente esse exemplar.


No meio da tarde o vento ficou muito forte, dificultou muito a pescaria de superfície, me lembrei que na minha tralha sempre tenho uma boia pão das boias barão, e logo coloquei ela na água em conjunto com uma vara Aquarod Clarymore 15-30 lbs de 7´pés, carretilha Shimano Scorpion xt 1500, e linha Calema Xtreme 0,35 mm mono. Após alguns rebojos na isca, a boia afundou suavemente, confirmei a fisgada, a vara ficou "torta". Lentas tomadas de linhas fizeram o pescador ficar cansado, foram mais de 15 minutos para o peixe encostar a primeira vez, mesmo assim ele não queria sair.
Ambos cansados, pescador e o belo tambacu comedor de pão saíram na foto!



Final da tarde no Recanto da matrinxã é algo surpreende, muita ação e uma isca que seleciona os grandes exemplares é o pão. No mesmo equipamento de molinete que fisguei a curimba, fiz um chicote com linha 0,40 mm mono, anzol 4/0, girador e boia lambari n°1 para sustentar o girador na superfície direto na linha do molinete. Isquei o pão e arremessei no meio do lago, não demorou um minuto o peixe bateu! O molinete "cantou" com gosto!
Os peixes do Recanto da Matrinxã são muito fortes, independe do tamanho, a qualidade da água é surpreendente, confesso que não espera que seria um tambacu de porte tão bom, e saiu para o registro!

Agradeço a toda equipe de colaboradores e proprietários do Recanto da Matrinxã pelo atendimento nota 10. Agradeço também a todos nossos parceiros e patrocinadores que fazem a diferença em nossas pescarias.
Abraço
Washington Praxedes
#pesqueiro #pescaria #pesca #isca #dicadepesca #ondpescar #fishingtur #pescaeturismo #fish #fishing #angler #gopro #peixe #amopescar #pescador #cevadeira #massadepesca #peixegrande #step #estilogoiano #estilipaulista #girlsfishinglovers #paoflutuando #salsichaflutuando #anteninhas #massadepesca #miçanga#fly